terça-feira, 13 de novembro de 2012

O CINEMA CONDE D’ ARCOS EM SALVATERRA DE MAGOS


A Biblioteca Municipal em Salvaterra de Magos tem patente ao público, no seu átrio, e até final do mês de Novembro, uma exposição intitulada “Cinema em Salvaterra de Magos”.
Tal como consta do cartaz, que seguidamente se divulga, é possível visitar a exposição no horário normal de funcionamento da biblioteca, de 2ª feira a 6ª feira, entre as 9.30 horas e as 18 horas.


Complementa aquela Exposição o breve apontamento sobre a evolução histórica do cinema em Salvaterra de Magos, que se reproduz, e que está disponível na página da autarquia em http://www.cm-salvaterrademagos.pt/informacoes/eventos/item/420-exposição-cinema-em-salvaterra-de-magos..

Em Salvaterra de Magos foram vários os locais usados ao longo das décadas, para a exibição de fitas cinematográficas.
Tal como sucedia com outras vilas, a actividade de projecção de cinema iniciou-se com a visita periódica de empresários ambulantes que faziam passar vários filmes, de apenas alguns minutos, no Largo dos Combatentes, sem preço estipulado, pagando cada espectador o valor que pudesse ou estava disposto a pagar.
Posteriormente passaram a ser efectuadas projecções ao ar livre no "Canto da Ferrugenta" (onde actualmente existe o antigo mercado diário municipal) e também na Praça de Toiros.
Em meados de 1920, no espaço que servia para representação da companhia teatral "Os Amarelos", no Largo dos Combatentes, passaram também a ser exibidos filmes com a energia eléctrica recebida de um motor instalado numa oficina junto à Capela Real.
Perante a necessidade de uma sala própria para cinema e teatro, Gaspar Costa Ramalho mandou adaptar um dos seus celeiros (na actual Rua Machado dos Santos) para aquela finalidade e ofereceu-o à Associação dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos, com a finalidade de poderem através das receitas dos espectáculos daquele espaço angariar receitas para a sua actividade. Ficaram assim conhecidos como "Os Encarnados". Surgiu desta forma o "Teatro-Cine" e em simultâneo uma grande rivalidade entre este espaço e o espaço dos "Amarelos". Salvaterra detinha então dois espaços cinematográficos.
Com o aparecimento da nova técnica de projecção "scope", surgiu em Salvaterra de Magos um novo ecrã, de grandes dimensões, a "Esplanada do Cinema". Um espaço muito utilizado no Verão, propriedade da família Henriques Lino, na Travessa João Gomes.
A 31 de Maio de 1959, a história da projecção de cinema em Salvaterra de Magos regista uma nova e importante etapa com a inauguração do "Cine-Esplanada Conde d`Arcos", uma sala de espectáculos construída pela empresa Manuel Vieira Lopes Filhos, Sucrs, Lda. A inauguração contou com lotação esgotada para assistir ao filme "Os Miseráveis", realizado por Gean Paul Le Chayois, com os actores Jean Gabin e Daniele Delorme nos principais papéis.
A última exibição do "Cine-Esplanada Conde d`Arcos" foi efectuada a 29 de Dezembro de 1991, com o filme "O Pestinha".

3 comentários:

  1. E ser a própria Câmara a promover e a programar o Cinema em Salvaterra?
    Porque não temos um Cine-Teatro?

    ResponderEliminar
  2. Para quê? para ser mais um elefante branco como o cinema da Casa do Povo de Muge?

    ResponderEliminar
  3. Isso só acontece porque não existe uma programação cultural ao nivel do Municipio consequente.

    ResponderEliminar