sábado, 24 de novembro de 2012

POUPAR NO PLÁSTICO


Uma das muitas preocupações ambientais dos nossos dias passa pela quantidade enorme de plásticos que se vai acumulando nos aterros sanitários, em face do crescente recurso a embalagens e a sacos desse material.
Para contrariar o consumo de plástico, vêm sendo desenvolvidas campanhas em que se procura moderar a utilização de sacos, algumas delas exigindo o seu pagamento. Neste contexto, a notícia que seguidamente se reproduz é um bom exemplo, pois facilita a reutilização dos sacos, na medida em que possibilita a sua reparação e dessa forma incrementa a sua vida útil.


O material criado pela professora Zhenan Bao procura replicar as capacidades da pele humana: sentir o toque e ainda conseguir regenerar-se. De acordo com um relatório publicado no Nature Nanotechnology, citado pelo site phys.org, a grande vantagem deste plástico, com bocados de níquel, é a possibilidade de se regenerar várias vezes e à temperatura ambiente. O facto de ser um bom condutor de eletricidade também é visto como um ponto positivo.
O plástico é constituído por longas cadeias de moléculas, unidas por hidrogénio. Estes laços são dinâmicos e conferem ao material a possibilidade de voltar à forma inicial. As moléculas separam-se facilmente e também recuperam a estrutura inicial.
O níquel foi integrado no material para aumentar a sensibilidade e a capacidade de condução.
O material foi sujeito a mais de 50 cortes na mesma zona e conseguiu regenerar-se sempre em cerca de 30 minutos.

Ler mais: http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/ciencia/2012/11/13/plastico-tatil-regenera-se-em-30-minutos#ixzz2C7Zok7ne

Sem comentários:

Enviar um comentário