quinta-feira, 1 de novembro de 2012

LIXO POR TODO O LADO, ATÉ NO ESPAÇO!


A recente explosão da unidade de aceleração de um foguete originou uma enorme nuvem de lixo no espaço o que pode colocar em risco a segurança da Estação Espacial Internacional (ISS).
O lixo espacial acumula-se, e a estação espacial internacional tem que fazer manobras (subir ou descer a órbita) de forma a escapar a esse detrito espacial que venha na sua direção. Quando essa manobra não é possível, os astronautas têm que se refugiar. A breve notícia que seguidamente se publica ilustra um pouco as preocupações dos cientistas.


O objetivo dos investigadores russos era trazer a unidade de volta para a Terra, depois de ter terminado a sua missão. No entanto, o rocket Briz-M acabou por ficar à deriva e explodir no espaço. A nuvem que se formou depois da explosão desta unidade de aceleração, a 16 de outubro, é das maiores que já se viram nos últimos anos. Há mais de 500 pedaços que, neste momento, podem representar uma ameaça.
A notícia da potencial ameaça que esta nuvem pode representar é avançada pela agência Interfax. Segundo a NASA, há mais de 21 mil dejetos com mais de dez centímetros a flutuar pelo espaço.

Ler mais: http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/ciencia/2012/10/26/nuvem-de-lixo-ameaca-estacao-espacial-internacional#ixzz2APmZb2CJ

Sem comentários:

Enviar um comentário