segunda-feira, 19 de novembro de 2012

UM PAÍS SEM PESSOAS?!...


A baixa taxa de fertilidade, em Portugal, que tem actualmente o valor mais baiso de sempre, coloca inúmeras interrogações quanto à nossa viabilidade enquanto País. A crescente predominância do factor emprego/trabalho na vida das pessoas, prejudica sobremaneira a família e a disponibilidade para ter e acompanhar os filhos. Se a isto acrescermos as dificuldades por que passamos, as subidas dos custos com a educação e a saúde, temos algumas das explicações para os números preocupantes que hoje se registam.
Não é também de desprezar para atingir este resultado, o enorme número de casais que não podem ter filhos e que não conseguem suportar sozinhos os encargos com os tratamentos e as alternativas que a ciência hoje coloca ao seu dispor.


Se a taxa de fertilidade em Portugal se mantiver nos níveis em que está actualmente, de 1.3 filhos por mulher, o país desaparece, diz o médico Daniel Serrão. 

Em Portugal nascem cada vez menos crianças, só a Bósnia tem uma taxa mais baixa, segundo dados das Nações Unidas hoje divulgados.
Ainda assim a organização mantém a aposta nos contraceptivos em vez de investir na ajuda aos casais inférteis, queixa-se Cláudia Vieira, presidente da Associação Portuguesa de Fertilidade 
“Através deste mesmo fundou, ou outro, fosse criada uma estratégia concertada entre os vários países, onde fosse possível investir na área da infertilidade e concretamente em criar as estruturas necessárias para contrariar esta tendência crescente de infertilidade no mundo de hoje”, diz Cláudia Vieira.
Também para o médico Daniel Serrão esta deveria ser uma questão prioritária na agenda governamental, até porque, lembra, sem renovação o país tende a desaparecer. 
“A situação em Portugal é tão grave que a projecção para 2070 é para a absoluta inviabilidade de Portugal. Ou seja, se mantivermos estes níveis de natalidade baixa o país desaparece. Estamos ameaçados de desaparecer”. 
Em Portugal, segundo os últimos dados, há 300 mil casais que não podem ter filhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário