segunda-feira, 12 de novembro de 2012

DESCULPEM QUALQUER COISINHA


Os vereadores socialistas na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos foram informados pela concelhia local do Partido Socialista de que esta havia convidado, para uma reunião, as diversas forças partidárias com assento na Assembleia Municipal, com o intuito de se debaterem as próximas eleições autárquicas.
Na base deste convite estaria, ao que nos disseram, para além de se criarem alguns espaços de debate no concelho, com uma regular periodicidade, sobre temas nacionais e locais, pretendia-se, ainda, encontrar uma estratégia de abordagem àquelas eleições que ajudasse a combater a indiferença e a tendência crescente das populações para a abstenção.
O PS Salvaterra deu-nos agora conhecimento que o BE Salvaterra recusara esse convite e um dos motivos invocados foi: “No entanto, desde as eleições autárquicas de 2009 que temos assistido a um comportamento político que consideramos estranho, no mínimo, por parte do vereador eleito pelo PS, o Sr. Engº Hélder Esménio”.
Desenganem-se os leitores deste espaço que possam ter sido tentados a antecipar que aquele vereador independente eleito em listas do PS insultou, distratou  blasfemou, menos considerou ou proferiu qualquer afirmação que pudesse questionar a honra de um qualquer autarca BE. E muito menos o praticou no órgão Câmara Municipal onde, por mais de uma vez, o inverso já sucedeu. Não, nada disso, a razão indicada para não aceitar aquele convite são as opiniões que aqui são expressas, um blogue que está identificado, que não se esconde atrás do anonimato, que visa relatar as iniciativas e veicular as opiniões dos autarcas da última candidatura autárquica PS, permitindo às pessoas acompanhar o exercício do seu mandato.
Diz o BE: “O que entendemos não compatível com um são e democrático relacionamento entre forças políticas (…) é que o PS, através do seu representante na Câmara Municipal, insista na tentativa de se imiscuir no funcionamento interno do Bloco, aventando supostas reuniões da nossa Coordenadora, ora supostos candidatos, data das eleições internas e membros (supostos) da futura Coordenadora, deteriorando um possível e desejável espaço de diálogo entre eleitos e estruturas concelhias”.
Quem acompanha este blogue sabe que fazemos questão de tratar os nossos adversários com respeito e educação. O BE Salvaterra na sua página na internet já nos “brindou” com epítetos como “faltar à verdade”, de “não cumprir palavra”, de “o Partido Socialista demonstrou mais uma vez a falta de lealdade e honestidade política”, de querer “enganar a população”, de "incompetentes", entre outros mimos, e agora apresenta-se com uma susceptibilidade que nos surpreende!
Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para continuar a tratar o BE e os seus autarcas com elevação, evitando que sejam alvo de comportamentos semelhantes àqueles que os próprios praticam quando estão na oposição (e até na governação).
Para estimular a memória deixamos aqui meia dúzia de títulos de artigos publicados no “Esquerda.Net” – a página na internet do BE – e o modo como “tratam” adversários e os titulares de cargos nos últimos dois governos do País.


Ao pé desta “cordialidade” as acusações que nos são feitas - e que atrás transcrevemos – são absolutamente irrelevantes. Ao fim e ao cabo os vereadores eleitos pelo PS, ao pé de todos estes exemplos, não passam de “meninos de coro”!

23 comentários:

  1. O BE em salvaterra esta a acostumado a uma oposiçaõ faz de conta. tanto do PS como do PSD. estavam acostumados a vereadores da oposição que apareciam nas reuniões, diziam umas coisas e ficava por ali... acostumados a pessoas que não faziam o trabalho de casa, nem preparavam os assuntos e temas para debate, nem cuidavam dos interesses das populações do concelho. Com o Eng. Helder as coisas mudaram e mudanças baseadas no trabalho, na competência e na dedicação à causa publica é coisa é coisa que incomoda muitas muita gente no BE e não só. Por isso está de parabéns e o nosso obrigado!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelas suas palavras, mas houve no passado seguramente outros autarcas que tentaram e fizeram o melhor que estava ao seu alcance para tornar evidente as deficiências do modelo de gestão da Câmara praticado pelo BE.
    Os elogios deixam-nos mais "sem graça" do que as críticas, até porque estas são mais frequentes :)
    Dizer-lhe, por fim, que o trabalho que é feito visa, a cada momento, tentar o melhor que é possível para o concelho. E isso consegue-se fazendo, sugerindo que se faça. antecipando e/ou denunciando problemas, agindo e interagindo com as pessoas.
    Assumi, com a ajuda de alguns autarcas socialistas,o cuidado diário de tentar manter as pessoas informadas sobre o que se passa, o que fizemos e o que defendemos. É a minha/nossa obrigação enquanto durar o mandato para o qual fui eleito.

    ResponderEliminar
  3. Não é justo que se diga que no passado a oposição era faz-de-conta, nunca é de mais relembrar as posições criticas e construtivas do ex-vereador da CDU Vasco Feijao no anterior mandato.

    Quanto ao assunto do post, não é de estranhar a recusa do BE, é mais do mesmo a forma ordinária como respondem, podiam ter tido uma posição elevada não entrando em acusações de baixo nivel anti-democrático. Quanto á proposta do PS tambem não se percebe onde querem chegar a quê e para quê?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou convencido que se a CDU se tivesse disponibilizado para reunir com a concelhia do PS, aliás como as demais forças partidárias, a sua curiosidade seria satisfeita, caro anónimo.
      Concordo inteiramente que não se reduza o mérito ou o demérito do trabalho aos que em cada momento governam ou se opõem. Construir um concelho, é um processo gradual, onde todos deixam algo de si. Os que mais têm - financeiramente, academicamente, culturalmente, fisicamente, etc - mais deixam de si, ou deviam deixar!
      Quanto ao vereador que refere a depreciação não foi feita nem por este post, nem neste blogue, creio que se tornou mais evidente após os resultados do último acto eleitoral.

      Eliminar
    2. A depreciação/ocultação foi feita no primeiro comentário.
      Quanto ao convite do PS para reuniões, a minha curiosidade continuaria a ser a mesma quer a CDU aceita-se ou não o convite. O Senhor equivoca-se redondamente.

      Eliminar
    3. Pode ser que sim (hum?!...), mas pelo menos tentei!... não me leve a mal :).

      Eliminar
  4. Bem, o tipo do Bloco um tal de Luis Gomes que nimguém conhece, disse cada uma na Rádio Marinhais acerca da reforma administrativa que não lembra a nimguém. Meteu os pés pelas mãos, só disse disparates. O que pensa este senhor? Que somos alguns ingnorantes que aqui andam????

    ResponderEliminar
  5. O Eng. é a face de um projecto do PS, é face de outro tipo de fazer politica. Uma face que discute, que procura soluções, que visa ajudar a resolver os problemas do nosso Concelho. E isso dá muito trabalho! a Novidade é a coerência com que o faz e presistencia. Coisa que foi rara na Oposição. Esperamso que o seu trabalho e dedicação seja reconhecido por todos no concelho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço as suas palavras. Mas sinceramente o mais importante é levar o mandato até ao fim, mantendo o mesmo empenhamento, a mesma disponibilidade e a mesma correcção. Se o fizer, fico contente, sinto que cumpri aquilo a que me tinha proposto, quando me retirei do comodismo pacato de um ("mero") cidadão e me decidi implicar na vida autárquica, e só nela, envolvendo muitas outras pessoas nesse desafio, quase centena e meia, a quem devo um agradecimento.
      O reconhecimento dos outros, seja em que actividade for, é algo que nos alimenta o "ego" e que nos pode dar força para continuar. Mais importante que o reconhecimento de autarcas é a sociedade reconhecer dirigentes associativos ou de IPSS, pessoas que solidariamente se dedicam a ajudar o próximo, que dão o seu tempo em prol de projectos e ideias que procuram tornar a vida mais harmoniosa e humana.

      Eliminar
  6. Podemos retirar da leitura deste post que a Concelhia do PS formalizou os convites para os referidos encontros á revelia dos candidatos eleitos sob a capa do próprio PS e actualmente a desempenhar funções na vereação municipal?????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A relação entre forças partidárias é normal em democracia. A preparação, organização, articulação ou o mais que estivesse para ser debatido, não tem necessariamente que ser articulado com os autarcas socialistas que foram eleitos como independentes em listas do PS.
      Deram-nos conta desses contactos, da resposta que obtiveram, para os vereadores é o bastante.

      Eliminar
  7. ´Não tenho o poder da adivinhação mas lembro que aqui há uns meses opinei que os bons serão substituídos por outros, os profissionais da politica.
    Não precisa de me responder porque já sei a sua resposta.
    Reitero no entanto aqui e mais uma vez, o meu obrigado pela forma cívica, assertiva e algumas vezes isolada, como tem representado o Partido Socialista neste mandato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não era para lhe responder, aliás a seu pedido :), mas não quero que cometa uma injustiça. Independentemente de quais venham a ser as escolhas do partido socialista para as eleições do ano que vem, nunca me senti isolado e muito menos tive a presunção de representar o PS.
      Procurei ser um eleito local, independente, integrado em listas do PS. Com os seus dirigentes e outros colegas autarcas procurei articular posições e ideias sempre na presunção de estar a fazer o melhor que (me) é possível. Nada mais.

      Eliminar
  8. vamos para a frente penso que tem todas as condições para formalizar oficialmente como canditato ha liderança deste pobre concelho sei que não é em 4 anos que algo vai mudar mas temos que mudar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Qualquer comentário que possa fazer neste momento vem adestempo, por isso :) apenas.

      Eliminar
  9. O que o PS quer é saber opiniões de qual o melhor candidato e de quem serão os candidatos das outras forças politicas nomeadamente do BE. Mesmo que estas reuniões não se façam, e isso é o menos importante, sempre vai havendo conversas, entre membros das diversas concelhias e ai algumas informações serão reveladas. É isso que quer o PS, mais propriamente o seu dirigente local (funcionário).

    Agora numa primeira abordagem deixar já de fora o Vereador eleito pelo PS quererá dizer algo mais?
    Estará o Senhor de acordo com estas reuniões? Creio que não. o Senhor tinha o seu projecto de á 4anos e saberá muito bem como abordar as proximas eleições. Agora tem um problema: o próprio PS e a ânsia destes em subir ao poder. Já!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tomando por boa a avaliação que faz, deixe-me fazer minhas as suas palavras - o senhor quer é saber o que o PS vai fazer? Quer saber se estou contrafeito? Se há divisões internas?
      Também não vai ter sucesso :)

      Deixe-me que lhe diga que talvez o que estivesse em causa era conseguir, nesta fase que brevemente viveremos, um entendimento mínimo entre todos, que valorizasse a democracia, o seu exercício, e pela elevação do debate procurar inverter a tendência crescente de cidadãos que se alheia dos actos eleitorais. Talvez!...

      (NOTA - Menos tratar os outros pelo exercício de uma qualquer actividade profissional, independentemente da qualidade e empenho que nela coloca, parece-me claramente uma incorrecção, registo, mas não partilho)

      Eliminar
  10. Como a criatividade humana é um poço sem fundo, e começam a ser demasiados os disparates ditos, aqui fica o convite endereçado pela estrutura concelhia do Partido Socialista às restantes forças partidárias do concelho, com representação na Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos.

    Os objectivos do encontro, nunca foram outros senão os descritos na carta, qualquer outro tipo de consideração só pode ser feita por manifesta má-fé dos seus autores, não deixando no entanto de se perceber porque são feitas tais considerações

    De referir que o único partido que se disponibilizou para estar presente foi o PSD, o Bloco recusou e a CDU nem sequer respondeu.

    "A um ano das eleições autárquicas de 2013, a Concelhia do Partido Socialista de Salvaterra de Magos, quer convida-los a participar numa reunião com as quatros forças partidárias representadas na assembleia municipal de Salvaterra de Magos (BE, PS, PSD e CDU) a realizar no próximo dia 26 de Outubro pelas 21h na Junta de Freguesia de Muge.

    A crescente crispação social, motivada por uma situação de crise acentuada que afasta cada vez mais os eleitores dos eleitos, é nossa obrigação contrariar ao nível local esta situação, nesse sentido urge encontrar uma plataforma de entendimento entre os partidos políticos no nosso concelho, que vise a preparação das eleições autárquicas, nomeadamente sobre a contenção de custos das campanhas eleitorais e a elevação do discurso político centrado nos projectos políticos para o desenvolvimento das nossas terras.

    Para a realização da reunião sugerimos como ordem de trabalhos, dois pontos: 1. Eleições autárquicas 2013; 2. Debates mensais em cada uma das freguesias organizados em parceria das quatro forças partidárias."


    Termino, recordando que em 2009 o PS fez convite semelhante, tendo o mesmo sido recusado por todas as forças partidárias. A acção, a convergência de prioridades, a definição de estratégias que visem o desenvolvimento do concelho, não se apregoam...praticam-se! O Partido Socialista e os seus autarcas, estarão sempre na primeira linha de defesa dos interesses gerais das populações e do território do Município de Salvaterra de Magos, sem ânsias de subir ao poder, seja ele a que nível for. Apenas desejamos conseguir apresentar o melhor projecto, os melhores candidatos e as melhores equipas para estarmos em condições de merecer a confiança das pessoas, elas sim detentoras de poder, o voto!

    Nuno Antão

    ResponderEliminar
  11. Caro Engº Helder.
    Quando digo, isolado, quero referir-me a este espaço, que no seu topo diz: Blog oficial dos autarcas do Partido Socialista do concelho de Salvaterra de Magos
    Só o senhor dá a cara. Contam-se pelos dedos de uma só mão as intervenções de outros autarcas socialistas, aqui neste espaço.
    Pelo que aqui acompanhamos apercebemo-nos de quem participa activamente com o senhor, e de quem está por obrigação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É de algum modo natural que quem liderou a candidatura de 2009 e recebeu mandato dos eleitores para ser vereador, ainda que na condição de minoritário, seja quem mais dá a cara, honrando de alguma forma os votos que lhe foram confiados. Será assim, até final de Outubro de 2013, altura em que cessa esta "relação" :)

      Eliminar
    2. Aquando das eleições falava-se era em equipa...

      Eliminar
  12. Agora não precisamos falar, provamos no terreno que assim é. Os autarcas socialistas articulam opiniões e posições, sem terem a obrigatoriedade do unanimismo. Os autarcas reúnem frequentemente com os dirigentes socialistas.
    Nenhuma outra força partidária do nosso concelho revela a dinâmica e o empenhamento que em conjunto estes autarcas colocam no que fazem.
    A exposição pública é maior por parte dos que lideram o projecto autárquico e o trabalho também o é. Nada mais. Vamos continuar assim, tendo como meta Outubro de 2013, até porque as críticas internas são resolvidas internamente, as dos nossos adversários são tratadas nos fóruns próprios.

    ResponderEliminar
  13. As reuniões são publicas ou privadas?
    Se privadas não entendo os debates mensais.

    ResponderEliminar