terça-feira, 5 de março de 2013

O BE, O DELFIM, O CONCLAVE E A COISA PÚBLICA


Este cartoon percorreu as redes sociais e ilustra o momento em que o papa decidiu resignar e deixar ao Conclave, no Vaticano, a decisão de escolher o seu sucessor.
Analogamente o deputado municipal João Abrantes (BE), na sessão da Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos da passada semana, elogiou esta atitude papal e disse que ela deveria ser um exemplo para muitos dos autarcas, que deveriam seguir-lhe o exemplo, afastando-se sem deixarem um "delfim", numa clara alusão à actual Presidente de Câmara que, pelo que se depreende desta crítica, quer decidir sobre o candidato que os bloquistas apoiarão nas próximas autárquicas.


Em resposta a actual Presidente de Câmara não deixou de "mimar" aquele que foi durante 12 anos o seu braço direito (vice-presidente de Câmara) - e que é hoje o "líder" da bancada BE naquela Assembleia Municipal - com um conjunto de afirmações onde não faltaram, entre outras, referências a faltas de lealdade e a ambição desmedida pelo Poder.


Ficou de algum modo evidente que João Abrantes já deixou de fazer parte do leque de candidatáveis e parece cada vez mais claro que o "delfim" de que aquele deputado municipal fala, será o vereador Manuel Neves.
A questão que entretanto ousamos suscitar, é se a actual Presidente de Câmara, com esta solução, não estará já a preparar o seu regresso à ribalta política em 2017, pois nessa altura a Lei de Limitação de Mandatos já permitirá o seu regresso ao lugar que ocupa há 16 anos, meta que nenhum outro Presidente de Câmara, em Salvaterra de Magos, logrou alcançar?!...

3 comentários:

  1. Existe alguma razão para não existir post resumo dos acontecimentos da ultima Assembleia Municipal como vinha sendo hábito???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim existe, o facto de eu por razões familiares não ter estado nessa reunião... mas se nisso vir interesse poderei tentar disponibilizar oportunamente cópia dessa acta, pedindo-a um dos deputados municipais, pois os vereadores não têm acesso à documentação que lhes é distribuída. De algum modo, com este post, procuro evidenciar aquilo que me foi dito ser o mais relevante, ou pelo menos o mais "notado".

      Eliminar
  2. Ok obrigado pela explicação, de facto as razões apresentadas são mais do que aceitáveis.

    ResponderEliminar