quarta-feira, 13 de março de 2013

CANÍDEOS


Desde o início do mandato que reclamamos a construção de um canil e gatil municipal. A persistência neste projecto por parte dos autarcas socialistas, que o consideraram um dos prioritários, fez com que a gestão de maioria BE o tivesse incluído em Plano e Orçamento Municipal.
Por razões que não foram tornadas públicas, a Câmara Municipal procurou transferir uma responsabilidade que devia ser sua para uma Associação de voluntários, a quem incumbiu fizesse o canil num terreno municipal cedido em Muge - em direito de superfície - para o efeito. 
Como era expectável a Associação não encontrou ainda os meios financeiros para avançar com esta obra, o que exigiu que a autarquia criasse mais alguns abrigos para cães junto ao centro histórico da vila de Salvaterra de Magos, contíguo a uma linha de água. 


O resultado de tudo isto é o que vem expresso na notícia abaixo, onde o alegado montante da multa que venha a ser aplicado à Câmara Municipal pode ultrapassar o custo da edificação de um canil municipal.
A opção é evidentemente um erro, como os factos demonstram, a colaboração de voluntários da Associação Terra de Duendes (Associação Vira-Lata) devia centrar-se na gestão/exploração e não na construção do futuro espaço.
A este erro acresce ainda o facto de o barracão e o espaço de estaleiro onde está o canil provisório, que se situam na Rua do Rossio na sede do concelho, perdurarem no tempo, apesar da Presidente da Câmara já ter anunciado a sua demolição por mais de uma vez. Já tínhamos sugerido na campanha eleitoral autárquica, em 2009, que aí se devia construir um espaço arborizado e um parqueamento automóvel.
Lamentável, como um conjunto de decisões erradas arrastam a Câmara Municipal para incumprir a Lei e acabam por somar problemas aos problemas que já existiam.

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

Sem comentários:

Enviar um comentário