terça-feira, 26 de março de 2013

EURO MUDA DE ROSTO


Está a ser notícia a entrada em circulação de uma nova nota de 5€ a partir do próximo mês de Maio. A atual nota de 5€ manter-se-á em circulação simultaneamente com a nova por tempo ainda não definido.
Não haverá por agora, substituição de qualquer nota em circulação e crê-se que as restantes notas da série “Europa” vão ser lançadas ao longo dos próximos anos.
Esta segunda geração das notas de euro apresentam um reforço das medidas de segurança, informou o BCE: "A marca de água e o holograma incluem um retrato da figura mitológica grega Europa, que dá nome à segunda série de notas de euro. Um elemento de segurança novo que se destaca é o número esmeralda, o qual, dependendo do ângulo de observação, muda de cor, passando de verde-esmeralda a azul-escuro, e apresenta um efeito luminoso de movimento ascendente e descendente".
Para facilitar a identificação das notas por pessoas com relevante deficiência visual 

elas terão figurado, nas margens esquerda e direita da frente da nota, pequenas linhas impressas em relevo.



Na última reunião da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, os vereadores socialistas – João Manuel Simões e Hélder Manuel Esménio – mostraram-se preocupados com a entrada em circulação das novas notas de euro temendo que isso propicie a ocorrência de mais burlas, principalmente sobre os idosos. Disseram a propósito:
Tendo em atenção o significativo numero de burlas e fraudes que têm sido praticadas ultimamente, em especial junto dos menos informados e mais vulneráveis dos nossos munícipes, como os mais idosos e os que vivem em locais mais isolados, tememos que a entrada desta nova nota em circulação possa dar azo a mais atos fraudulentos.
Sugerimos à Câmara Municipal que conjuntamente com as Juntas de Freguesia do concelho e com a GNR, elabore uma pequena informação escrita, que associada à realização de algumas sessões de esclarecimento e de intervenções na comunicação social local, possam preparar minimamente as pessoas, para lidarem com estas situações e até se possível conseguir deter os eventuais meliantes.” Ficou o apelo e deixamos aqui também o alerta!...

Sem comentários:

Enviar um comentário