sexta-feira, 29 de março de 2013

VIDEOVIGILÂNCIA, É (OU NÃO) SOLUÇÃO?!...


O concelho da Amadora conseguiu ver aprovado um sistema de videovigilância que inclui 61 câmaras e está orçado em 500.000 €, o qual visa conferir mais segurança aos locais onde a criminalidade é mais frequente.
A adopção deste tipo de soluções que visam desincentivar a ocorrência de comportamentos marginais é, no nosso entendimento, preferível à repressão, embora a verdadeira solução esteja sempre a montante, na formação e na educação de cada indivíduo e na criação de condições para que ele se possa realizar.
Contudo,  a sensação de insegurança e de impunidade sentida pelas populações é tão elevada que as soluções veiculadas pela notícia que seguidamente se reproduz, são cada vez mais encaradas como positivas. Se viermos a ter responsabilidades na condução dos destinos da autarquia vamos querer acompanhar a implementação deste projecto e de quais os resultados que se vão obter no terreno. Só depois tiraremos conclusões!...


O Ministério da Administração Interna (MAI) aprovou a instalação e utilização de um sistema de videovigilância no concelho da Amadora, segundo um despacho hoje publicado em Diário da República. 
De acordo com o despacho, o projeto deve ser de "imediato executado e deve, no mais curto prazo, ser ativado em todas as componentes autorizadas".
Em 2010, o município da Amadora apresentou ao MAI um projeto para a instalação de 113 câmaras de vigilância nas zonas onde a criminalidade é mais frequente, mas a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) deu parecer negativo, alegando que o sistema é "altamente intrusivo".
Em 2011, o município reformulou o projeto para a instalação de 61 câmaras em quatro freguesias do município (Amadora, Falagueira, Damaia e Reboleira), nas zonas de maior circulação de pessoas entre as 20h e as 8h e onde existe maior risco de crimes.
Durante a apresentação do projeto, na ocasião, o presidente da Câmara da Amadora, Joaquim Raposo (PS), adiantou que a aplicação deste sistema terá um custo ligeiramente abaixo do meio milhão de euros e tem como primeiro objetivo diminuir o sentimento de insegurança que "cada vez mais se faz sentir" no concelho.
De acordo com o despacho  - assinado a 18 de março pelo secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna, Juvenal Silva Peneda -, o projeto foi submetido à CNPD, que deu parecer positivo à instalação do sistema de videovigilância, considerando  que "as características técnicas gerais dos equipamentos a utilizar estão em conformidade com os requisitos previstos".


Ler mais:http://expresso.sapo.pt/luz-verde-a-introducao-de-videovigilancia-na-amadora=f796247#ixzz2OdcRlZqA

Sem comentários:

Enviar um comentário