terça-feira, 19 de março de 2013

UMA ESCOLA SECULAR


Está patente na antiga escola primária do Largo dos Combatentes (Largo do Ribatejano) em Salvaterra de Magos, até final do mês de Março, uma exposição alusiva à passagem do centenário da inauguração desta escola que foi construída com dinheiros reunidos pelo jornal O Século


Na exposição intitulada "Escola O Século: cem anos ao Serviço do Saber e da Comunidade" é possível ver algumas imagens que fazem a história. No quadro acima vimos o local onde foi erigida a escola (à esquerda temos a casa dos padres e ao fundo o jardim da Praça da República).


A exposição inclui ainda muitos utensílios, mobiliário e equipamentos da escola tradicional antes do 25 de Abril de 1974. Mas o melhor é verem com os próprios olhos.


Por altura da campanha eleitoral autárquica de 2009, sugerimos que se viesse a aproveitar uma das salas de aula de uma das escolas que viesse a ser desactivida para nela reproduzir uma escola-museu dos anos 60, onde muito deste equipamento e utensílios poderiam ter lugar. É-me pois gratificante verificar que embora de forma efémera esta sugestão foi de algum modo assimilada pela gestão camarária.
Para alguns dos que possam visitar este espaço será certamente um regresso às suas memórias, para os mais novos será um olhar curioso por um passado que parece tão distante, mas que tem ainda poucos anos. Não foi assim à tanto tempo, afinal!...

Sem comentários:

Enviar um comentário