sábado, 16 de março de 2013

INIMIGOS DA INTERNET


Os avanços tecnológicos, interagem com a realidade, ocasionando novos desafios. Proibir o acesso à Internet, ou controlar os cidadãos a partir dela, é uma forma de censura e de “vigilância” que extravasa as regras democráticas. A polémica talvez seja mais sobre ética empresarial, ou seja, é ou não censurável que empresas de países ocidentais façam negócio com países totalitários implementando sistemas de controlo do ciber espaço?!...


A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) divulgou na segunda-feira [dia 11 de Março de 2013] uma lista de cinco países e cinco empresas "inimigas da Internet", pela sua atividade de controlo da dissidência na rede.
China, Síria, Irão, Bahrein e Vietname são os cinco países identificados na primeira edição da lista, que a RSF quer alargar a outros países que se destaquem no controlo da dissidência na internet.
A estes países são acrescentadas as empresas Gamma (Alemanha/Reino Unido), Trovicor (Alemanha), Hacking Team (Itália), Amesys (França) e Blue Coat (EUA), por terem elaborado ferramentas informáticas para a vigilância através da internet e que colaboraram com regimes totalitários no controlo da rede.
Esta listagem foi divulgada por ocasião do dia mundial contra a ciber censura.

1 comentário:

  1. Estas noticias não se deviam publicar, corremos o risco da Anita, contratar uma empresa destas para o concelho de Salvaterra de Magos

    ResponderEliminar