quinta-feira, 28 de março de 2013

IMAGENS QUE NÃO DEVIAM SER PUBLICITADAS PELA CÂMARA


As imagens que vão ver constam do site da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, mas era melhor que lá não estivessem, pois contrariam o que é exigido legalmente, em termos de normas de higiene e segurança. 
É óbvio que a autarquia tem necessidade (e o dever) de informar sobre o que vai fazendo em prol das populações mas, pelo menos até que consiga melhorar as condições de trabalho dos seus funcionários, não devia contribuir, com esta difusão de imagens, para a publicitação de práticas inseguras.

O que a Câmara usa e divulga no seu site
O que devia ser usado

É desejável que os responsáveis autárquicos entendam que têm a seu cargo a segurança e o bem-estar daqueles que são os trabalhadores que vão sendo escalados para as diversas tarefas que a Câmara Municipal vai realizando. E isso está longe de ser garantido com o equipamento que as fotos mostram.

O que a Câmara usa e divulga no seu site
O que devia ser usado

Não é só ao nível dos andaimes que se colocam problemas de segurança, pois as fotos também evidenciam a escassez (ou falta de uso) de equipamentos de protecção individual (EPI) - capacetes, óculos de protecção, luvas, etc.

O que a Câmara "usa" e divulga no seu site
O que devia ser usado
O que a Câmara "usa" e divulga no seu site
 O que devia ser usado

Para além das quedas em altura e dos riscos resultantes da não utilização de equipamentos de protecção individual, também a abertura de valas, quando feitas incorrectamente, é perigosa. As valas devem ser entivadas (escuradas) ou, em alternativa, abertas em respeito pelos taludes naturais.

O que a Câmara "usa" e divulga no seu site
O que devia ser usado

Parece-nos também inusitado que a Câmara Municipal possa colocar no seu site a lavagem de um contentor de recolha de resíduos sólidos urbanos fazendo cair sobre a própria via pública as águas (e o lixo) provenientes da lavagem em causa. Seria pelo menos ambientalmente preferível que tal sucedesse em ambiente fechado dentro de um veículo apropriado ou em instalações municipais.


Não é possível do pé para a mão resolver todas estas questões, mas importa dar passos nesse sentido e, enquanto isso, ter mais critério na escolha das fotos, para que elas não possam evidenciar incumprimentos à legislação e às boas práticas de segurança no trabalho.

1 comentário:

  1. É pena a autoridade condições trabalho não irem ao SITE da câmara ver estas fotos e actuarem como manda a lei, é que se for preciso nem formação é dada a estes trabalhadores, pelo menos higiene e segurança no trabalho !

    ResponderEliminar