segunda-feira, 25 de março de 2013

POUCOS SOUBERAM...


Aconteceu em Salvaterra de Magos, durante três dias - 21, 22 e 23 de Março - o Congresso Internacional de Comemoração dos 150 anos da descoberta dos Concheiros de Muge, um evento organizado pela Universidade do Algarve, patrocinado pela nossa Câmara Municipal.
Alguém soube da realização deste fórum?! E os que dele tomaram conhecimento, participaram?! Aperceberam-se da real importância da iniciativa?!...


Na última reunião de Câmara chamámos a atenção para o facto de um Congresso com dimensão internacional merecer ser melhor preparado e divulgado, pelo menos no que diz respeito ao envolvimento da comunidade local e dos que se interessam por história e arqueologia no nosso concelho. "Excluir" do Congresso - que a Câmara patrocina com 9.000 € e a oferta de uma refeição aos congressistas - os autarcas da Câmara e da Assembleia Municipais e até da freguesia onde se localizam os Concheiros (Muge) é, no mínimo, condenável. Os autarcas são os primeiros interessados na prossecução de projectos e de políticas que promovam o concelho, a sua história e os seus achados arqueológicos.


Perdeu-se mais uma oportunidade de dar dimensão nacional a uma das mais antigas estações arqueológicas do País, classificadas pelo último governo socialista como monumento nacional.
Ficou pelo menos o interesse demonstrado por muitos estudiosos, o que não é de somenos, o que acreditamos poderá vir a contribuir para que se mantenha o financiamento e o estudo daqueles Concheiros mesolíticos, que uma equipa daquela Universidade vem desenvolvendo nos últimos anos. Quem sabe se um dia isso não justificará/possibilitará a criação de uma nova rota turística?!...

1 comentário:

  1. O quê? Onde? Horas? Local? Data? 21-23 March não me diz nada...

    ResponderEliminar