quinta-feira, 7 de março de 2013

UM MUSICAL NA GLÓRIA DO RIBATEJO

Glória do Ribatejo, jardim e parque infantil

Procurando corresponder a solicitações várias em face do êxito alcançado no ano passado, a Associação Rancho Folclórico da Casa do Povo da Glória do Ribatejo promove a realização de um espectáculo musical intitulado (En)Cantos da Minha Terra, um evento levado a cabo pela Associação "Gentes de Almeirim".
Esta iniciativa terá lugar no salão da Casa do Povo da Glória do Ribatejo, a partir das 21.30h, do próximo sábado, dia 9 de Março de 2013.

6 comentários:

  1. Não consta no programa do Mês da Enguia?
    Nem sei como....

    ResponderEliminar
  2. Cada vez acho mais que a Capital do concelho ou a sede como queiram lhe chamar, devia ser na Glória e não em Salvaterra. A capacidade de trabalho, a dedicaçaõ e iniciativa cultural, daquela gente não tem par no nosso Concelho. Penso que mais tarde ou mais vamos peder a sede do concelho para outro concelho vizinho, penso que será benavente. depois é só esperar que a freguesia de salvaterra desapareça lentamente no meio das outras. E de quem é a Culpa? Penso que não é só da Anita da dos seus "muchachos" mas também de todos aqueles que vivendo na vila nada vizeram por ela. Má sorte ou má gente?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A primeira parte da sua intervenção não a comento, encaro-a como um "desabafo" e não como um "desejo". O concelho de Salvaterra de Magos está sensivelmente no lugar 120 dos concelhos do País, o que é o mesmo que dizer que há cerca de 180 concelhos com menor população que nós... o que diz pode suceder pois as "verdades" que antes tínhamos como certas, são postas em causa todos os dias!...
      A Glória do Ribatejo é de facto uma gente que deve merecer todo o respeito. Por circunstâncias várias viveram durante muitos anos algo "isoladas" das povoações vizinhas, o que lhes permitiu preservar durante muito mais tempo as suas tradições, a sua etnografia, a sua cultura, em suma, foram menos permeáveis e preservaram com muito mérito e cuidado as suas raízes. O concelho beneficia dessa sua atitude e postura.
      O que falta habitualmente às demais povoações é conseguir reunir durante um período de tempo significativo um conjunto de boas vontades, de militâncias e de disponibilidades para dinamizar a actividade cultural, como sucede na Glória. Mas deixe-me que lhe observe que, por exemplo, no caso de Salvaterra de Magos existe um associativismo desportivo (voluntário) sem igual no concelho. É para a dinâmica desportiva (futebol, andebol, trampolins, ginástica, natação, judo, kempo, shorinji, pesca, caça, taekwondo, entre outros - perdoem-se as modalidades de que esqueci) que o essencial dos dirigentes se têm direccionado.
      Estou convicto que a assumpção de uma nova política cultural, de que falarei oportunamente, acabará por suprir as dificuldades que hoje existem!...

      Eliminar
    2. Caro comentador acho que já não é tão verdade o que diz. De facto em tempos a Glória teve mais dinâmica associativa e cultural, como foi o Teatro por exemplo. Neste momento penso que o que apenas se destaca nessa freguesia em relação ás vizinhas é a permanencia do futebol.
      Dou como exemplo Marinhais, que praticamente todos fins de semana tem actividades no Pavilhão da Comissão de Festas, sejam elas promovidas pela sua Comissão de Festas ou pelos Amigos do Carnaval.
      Nada contra a Glória que muito estimo e bem precisava o concelho que ela continuasse o que já foi.

      Eliminar
  3. Mas deixe-me que lhe observe que, por exemplo, no caso de Salvaterra de Magos existe um associativismo desportivo (voluntário) sem igual no concelho. É para a dinâmica desportiva (futebol, andebol, trampolins, ginástica, natação, judo, kempo, shorinji, pesca, caça, taekwondo, entre outros - perdoem-se as modalidades de que esqueci) que o essencial dos dirigentes se têm direccionado.

    Penso o que é mencionado nas palavras anteriores não corresponde a verdade em salvaterra existe isto tudo, penso que não e tenho a certeza do que digo, em salvaterra a CAMARA TEM as actividades todas ou seja assim qualquer pessoa pode ser dirigente associoativo VOLUNTARIO pois não se tem que preocupar em arranjar verbas para este ou aquele evento é so pedir que ele dão. Passo a descrever um episodio que ja aqui passou o clube de pesca de Gloria do Ribatejo e UNICO no concelho numa prova que vinha divulgada nas comemorações do 25 de abril de um ano foi pedido a nossa camara 2 trofeus para este evento e a camara simplesmente disse NÃO aqui é que se vê o verdadeiro espirito de voluntariado, mas essa prova foi realizada e mais uma vez mais com o apoio da JUNTA DE FREGUESIA de GLORIA DO RIBATEJO.

    saudações piscatorias

    o presidente do CAP Gloria do Ribatejo

    Custodio Gomes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que o que diz quanto ao CAP da Glória do Ribatejo é verdade, aliás já teve oportunidade de o dizer por diversas vezes. Quanto ao mais discordo de si. Sugiro-lhe que fale com os dirigentes desportivos do concelho, e não só os dirigentes desportivos, e verifique por si mesmo... são inúmeros os problemas que diariamente sentem. Fale e ouça-os, não presuma apenas!... Obrigado.

      Eliminar