sexta-feira, 15 de março de 2013

FAZER PELAS PESSOAS


Está desde a passada 2ª feira no Centro de Saúde de Salvaterra de Magos um médico contratado pelo Ministério da Saúde, a tempo parcial, cuja missão seria dar consultas em Salvaterra de Magos a utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) das freguesias de Glória do Ribatejo, Granho e Muge.
Tal decisão do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria deveu-se ao facto de ter ficado vazio (sem nenhum concorrente) o concurso que primeiramente fora aberto para colocar um clínico na extensão de saúde da Glória do Ribatejo.

Extensão de saúde da Glória do Ribatejo

Ao tomarmos conhecimento que alguns dos utentes do SNS daquelas 3 freguesias teriam de se deslocar a Salvaterra de Magos para terem consultas os autarcas socialistas (Helder Esménio, vereador e João Batista Oliveira, Presidente da Junta de Freguesia da Glória do Ribatejo) desenvolveram esforços para conseguir a necessária autorização e assegurar transporte àquele médico deslocando-o nos dias em que está de serviço (às 3ª e 4ª feiras), logo pela manhã, de Salvaterra de Magos para a Glória do Ribatejo, procurando dessa forma ajudar um pouco as já muito penalizadas populações daquelas 3 freguesias (Glória, Granho e Muge).
O transporte do médico é custeado pela Junta de Freguesia da Glória do Ribatejo que conta com a preciosa colaboração do Centro de Bem Estar Social da Glória do Ribatejo. E é por causa deste nosso inconformismo perante as adversidades e por estarmos do lado da resolução dos problemas que, a menos que o médico renuncie ao seu contrato, ele vai passar a estar já na semana que vem naquela extensão de saúde que serve quase 6.000 utentes do nosso concelho.

Centro de Bem Estar Social da Glória do Ribatejo

Sabemos que este tipo de vínculo absolutamente precário não dá qualquer garantia da permanência do médico naquela extensão de saúde, mas o nosso papel é facilitar-lhe a vida para ajudarmos as pessoas... e vamos fazê-lo sempre que o ACES nos disponibilize um novo médico.

12 comentários:

  1. Se são os autarcas do PS que estão a resolver, provisoriamente, esta questão. (O Presidente de Junta não fez mais que sua obrigação.) Porque serve ou servirá afinal uma suposta Comissão de Utentes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, fazemos a nossa obrigação e vamos continuar a fazê-la, que é tentar ajudar as pessoas naquilo que é essencial para a sua vida no dia-a-dia.
      A coberto do anonimato é fácil falar em "suposta" Comissão de Utentes... para a integrarem foram convidados autarcas de todas as sensibilidades e os cidadãos. E apareceram os que mostraram vontade e creio que - se é a isso que se refere - estão nela representados um vasto espectro partidário e até institucional.
      A Comissão de Utentes seguirá a trajectória de outras Comissões de Utentes, nunca é demais um reforço positivo à acção das autarcas, o bota-abaixismo que o seu comentário encerra é que é desnecessário, pis nada constrói, antes pelo contrário.

      Eliminar
    2. O Senhor ou a senhora no qual afirma que o presidente da junta de Freguesia não faz mais que a sua obrigação está redondamente enganado, a junta de Freguesia da Glória do Ribatejo e o centro Bem Estar Social de Gloria do Ribatejo fazem encontraram solução para resolver o problema dos utentes da extensão de saúde da Glória do Ribatejo, assunto esse que não de suas responsabilidades, mas como são pessoas sensíveis e atentas aos problemas das pessoas tentam resolver.
      Agora pergunto eu caro anónimo ou anónima, onde anda a Senhora Presidenta da Câmara? Certamente no seu leite em Mugem.Acorde meu povo !!!!!!

      Eliminar
  2. Perante uma boa noticia para as Gentes da Glória do Ribatejo e a coberto do anonimato vem um individuo criticar e desvalorizar a acção daqueles que com os parcos recursos á sua disposição tentaram aliviar um problema. POBRES E MAL AGRADECIDOS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem haja camarada. Humildade fica bem em todo o lado

      Eliminar
    2. Meu Caro EA (Eugenio de Almeida) Bom Vinho
      Ninguem criticou nem desvalorizou o trabalho do Presidente de Junta nem dos responsaveis pelo CBES, antes pelo contrário. Não houve critica mas sim uma pergunta no caso ficou na utilidade de uma Comissão de Utentes e na sua utilidade/funcionalidade perante a resolução e encontro de uma solução provisória pelos autarcas do PS.

      Em três breves linhas conseguiu-se acordar tanta gente em defesa do que e quem afinal?
      Que a solução encontrada seja duradoura e que novas soluções sejam encontradas, seja por autarcas que estejam no exercicio de funções, seja pela Comissão de Utentes. Porque da parte dos governantes os objectivos são claros, o ataque ao SNS, o fecho de mais extensões de saúde e o desinvestimentos nesta área. E contra isso não podemos ficar calados, resolvendo e encontrando situações de circunstancia.

      Louvo a solução encontrada neste caso espicifico.
      Ámen

      Eliminar
    3. 1. EA teve o cuidado de se identificar previamente junto do editor deste espaço e há pois sempre a possibilidade de o identificar e responsabilizar pelos comentários que faz, de si "o tal anónimo" já não posso dizer o mesmo.
      2. Em regra quando todos têm uma "leitura" diferente sobre aquilo que disse talvez fosse mais interessante (e rigoroso) fazer uma autocrítica e não uma crítica!...
      3. Dizer que o Presidente da Junta (ou outro autarca) não fez mais que a sua obrigação, é desvalorizar o que foi feito e é também falta d rigor, pois acredito que sabe que uma Junta de Freguesia não tem qualquer atribuição legal nesta matéria.
      4. Falar em "suposta" Comissão de Utentes é desvirtuar a intenção e o mérito de cidadãos se reunirem e tentarem contribuir para resolver alguns dos problemas que se colocam no concelho.
      5. Publico o seu comentário porque me parece de algum modo um acto de contrição.

      Eliminar
  3. Quando se quer fazer e resolver os problemas da populações. Com criatividade e boa vontade consegue-se. E nada mais era importante de que poder dar um médico a todos aqueles que precisão e estão já mais velhos e sem meios para vir a Salvaterra. Estão todos de parabéns aqueles que ajudaram a encontrar esta solução.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperemos que o médico perdure no tempo ao serviço das populações de Glória, Granho e Muge, mas estes contratos de prestação de serviços trimestrais dão-nos poucas certezas, mas é melhor pouco que nada!...

      Eliminar
  4. E lá continua a saga dos anónimos…..caramba e porque é que as pessoas de uma vez por todas não assumem o que pensam e dizem…..
    Gosto particularmente que surja um anónimo que faz uma questão ou observação que encaixa numa resposta politicamente correcta!
    Nota: E é recorrente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha cara Anabela,
      Na politica muitas coisas têm de ser ditas a coberto do anonimato, porque nunca se sabe de quando se vai precisar de quem dizem mal. Chama-se a isto morder a mão que dá de comer.

      Eliminar