quinta-feira, 4 de abril de 2013

HÁ DECISÕES QUE NÃO SE ENTENDEM!...

Quinta do Montalvo, Muge

Em 3 de Agosto de 2011 a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, por proposta da maioria BE que a governa, decidiu que o futuro canil/gatil municipal ficava junto à EN 118, Quinta do Montalvo, em Muge, ocupando (4.611 m2) parte dum terreno que a autarquia adquirira para aí localizar uma nova Área Industrial.
Como é possível constatar no local nem as infraestruturas para a Zona Industrial avançaram nem o canil/gatil, quase 2 anos passados, teve qualquer progresso no terreno a ele destinado.
Faz-se ainda notar que nenhum dos autarcas se opôs a esta localização do canil/gatil pois ele situar-se-ia fora da zonas habitadas não prejudicando as populações.

Fonte: site da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos

Inexplicávelmente, mais de um ano após aquela decisão, a Câmara Municipal resolve começar a construir, como as duas fotos acima documentam, abrigos para cães - com precárias condições higieno-sanitárias - e fá-lo não na Quinta do Montalvo, em Muge, mas na Rua do Rossio em Salvaterra de Magos (por detrás da Biblioteca Municipal). Ou seja, com um terreno disponível para localizar definitivamente o canil, a maioria resolve construir instalações provisórias (?!) num local que fica contíguo à zona histórica da vila de Salvaterra de Magos!...


A nossa Câmara Municipal investe dinheiro (e pessoal) na beneficiação de instalações que serão para demolir, em vez de avançar com a construção de algumas "células" para abrigo de animais, naquilo que poderiam ser fases de evolução da construção das instalações definitivas!
É do nosso ponto de vista o desperdício duma oportunidade de começar a fazer o que há muito devia estar feito, que vimos solicitando desde que tomámos posse e que é uma obrigação legal do Município.

2 comentários:

  1. Triste, muito trite. comprar um terreno para fazer uma zona industrial e querer fazer lá um Canil!! tá tudo parvo neste concelho ou não sabem o que fazer como poder que têm? que tal demitirem-se!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazer um canil que ocupará um terreno de cerca de 4.000 m2 numa área onde o loteamento industrial não previa qualquer construção não me parece ser o enfoque do problema. Aliás já tive oportunidade de visitar o canil em Coruche e ele também fica em área industrial. Há a vantagem de nesses casos as instalações ficarem longe de habitações. O problema para nós é desperdiçar-se dinheiro fazendo instalações (provisórias) em Salvaterra de Magos junto à biblioteca (R. do Rossio) e não no local estabelecido para o efeito. É mais um assunto que uma futura gestão camarária vai ter de solucionar!...

      Eliminar