domingo, 14 de abril de 2013

MILHÕES DE KG DE PLÁSTICOS NOS OCEANOS


A inovação e o empreendedorismo são as palavras-chave de que mais ouvimos falar. O sucesso destas salvaguarda o presente e cria expectativas de um futuro mais risonho. Conseguir isso tratando simultaneamente o meio ambiente é um projecto de excelência. E é disso que nos fala a notícia a seguinte, a questão é saber se a ideia é exequível, esperemos que sim!...


Boyan Slat, um jovem de 19 anos, está a desenvolver um plano para criar um sistema de limpeza dos oceanos capaz de remover 7,250 milhões de toneladas de resíduos de plástico no mar. O sistema – que ainda está em fase de projecto -consiste numa rede flutuante de barreiras e plataformas de processamento que, em vez de se mover aleatoriamente pelo oceano, atravessa o raio de uma mancha de lixo, actuando como um funil gigante.
Segundo avança o Green Savers Cabo Verde, o projecto começou a ser pensado na escola, local onde Slat analisou o tamanho e a quantidade de plástico presente no lixo do oceano. O trabalho valeu-lhe vários prémios e Boyan continuou a desenvolver o conceito até apresentar a sua versão final na TEDxDelft 2012.
Boyan fundou ainda a The Ocean Cleanup Foundation, uma organização sem fins lucrativos responsável pelo desenvolvimento das suas propostas de tecnologia. A sua solução engenhosa poderia salvar centenas de milhares de animais aquáticos anualmente, além de levar a uma poupança em custos de limpeza e danos de embarcações.
Estima-se que o processo de limpeza ocorreria em cerca de cinco anos, contribuindo para a consciencialização do perigo do plástico no mar. O ângulo das barreiras forçaria o plástico a seguir na direcção das plataformas, onde seria então separado do plâncton, filtrado e armazenado para reciclagem.
Um dos problemas no trabalho de prevenção nesta área é que estes restos de lixo estão dispersos ao longo de milhões de quilómetros quadrados, parecendo que não existem. Mas este sistema inovador pode acumular plástico de diferentes partes e torná-lo de facto visível.


Para conhecer melhor o projecto e até contribuir para a sua implementação em http://www.boyanslat.com/plastic4/

Sem comentários:

Enviar um comentário