segunda-feira, 15 de abril de 2013

TRÂNSITO DEMAIS…


A condução em zonas das cidades onde aflui muito trânsito é, por si só, um factor de desgaste e stress, para além de todos os problemas ambientais associados que são do conhecimento do comum dos cidadãos. 
O trânsito em horas de ponta, em regra de manhã e ao fim da tarde, é um dos problemas que mais condiciona a vida das famílias, pois o tempo passado em filas é retirado directamente à vida familiar.
Este facto a par das novas exigências legais ou comportamentais que ditam o alargamento dos horários de permanência no emprego, para quem o tem, são determinantes para o modelo de vida que hoje temos, baixa natalidade e crescente número de famílias unipessoais. 
Em Portugal, cito de memória, o número de famílias constituídas por uma única pessoa triplicou em meio século, e só na última década aumentou quase 40%. 
A evolução dos tempos, dirá a maioria!...


Recorrendo à informação que vai recolhendo para os seus sistemas de navegação, com base em seis triliões de medições, a TomTom criou o Índice de Congestionamento, do qual partilhou recentemente os dados de 2012. Os dados elegem Moscovo como a cidade com mais engarrafamentos de trânsito.
Segundo o documento, o tempo de demora de uma viagem na cidade pode ser 66% mais longo do que quando o trânsito da cidade se encontra a fluir normalmente, e o índice agrava-se para 106% na hora de ponta matinal. A nível mundial, na classificação das dez cidades com mais trânsito em 2012 estão ainda Istanbul, Varsóvia, Marselha, Palermo, Los Angeles, Sydney, Estugarda, Paris e Roma.
Lisboa ficou classificada em 36º lugar na Europa, com um índice de congestionamento médio de trânsito de 20%. O Porto está em 47º lugar com um nível médio de 18%.

(Os quadros seguintes dão-nos o índice de congestionamento médio durante o dia, dão esse valor na hora de ponta matinal e também ao final da tarde. Estes índices medem o tempo que se demora a mais do que aquele que levaria um automobilista quando o trânsito flúi normalmente)

Sem comentários:

Enviar um comentário