terça-feira, 9 de abril de 2013

DE LISBOA E VATE DO TEJO PARA O ALENTEJO?!...


Não conhecemos em pormenor as razões que levam a legislação a transferir a sub-região da Lezíria do Tejo da Região de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo para a do Alentejo. São certamente motivações de ordem funcional que se prenderão com a anterior migração daquela sub-região da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) de Lisboa e Vale do Tejo para a do Alentejo, para que os municípios de Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém pudessem continuar a receber apoios e verbas comunitárias.
É claro que o mais consensual teria sido manter a marca identitária Ribatejo, mas isso perdeu-se quando, em tempos idos, resolveram retalhá-lo por duas unidades territoriais estatísticas (vulgo, NUTS II), parte ficou em Lisboa e Vale do Tejo e o restante no Centro.


Se as questões financeiras indicadas não condicionarem uma decisão sobre esta matéria, parece-nos evidente que embora existam traços comuns à região alentejana a nossa ligação a Lisboa e ao Vale do Tejo é bem mais vincada. Para além disso é sabido que a nossa oferta turística tradicional - e que tem que ver, numa primeira análise, com as nossas características endógenas – é de curta estada e dirige-se muito a quem reside na Área Metropolitana de Lisboa. Aqueles que nos possam visitar provenientes de outras nações serão muito mais facilmente captados se a Lezíria do Tejo integrar os roteiros turísticos de Lisboa do que da região Alentejo, pois é sabido que Lisboa é talvez o “produto turístico” mais vendido, a par do Algarve, naturalmente.
A decisão de ficar no Alentejo ou de lutar pelo regresso a Lisboa e Vale do Tejo vai exigir dos autarcas muita ponderação e algum pragmatismo, até porque o turismo não é uma actividade económica que possa ser tratada de modo displicente.

NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

3 comentários:

  1. Da experiência recente que tenho em lidar com as duas instituições, sinceramente, é preferivel e muito mais produtivo para o Vale do Tejo, estar incluido na Região de Turismo do Alentejo, que sempre fazem mais e tem mais projecção e peso instituicional, do que trabalhar com os da Região de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, que simplesmente não existem, apesar de lhes pagar os ordenados para fazerem algo para a região.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Creio que é só a Lezíria do tejo (e não o vale do tejo todo) que migra para a Região de Turismo do Alentejo. Quanto ao mais é a sua experiência, nada a contrapor... Obrigado pelo contributo.

      Eliminar
  2. Parece um louca, mas a cima tudo é um grande disparate. Lisboa esta a menos de uma hora de salvaterra. (mercado rector da grande maioria dos turistas), por tal deve ser promovido como uma extenção de Lisboa e não do alentejo. convém olhar para o mapa e pensar um pouco antes de se fazer mais disparates.

    ResponderEliminar