quinta-feira, 4 de julho de 2013

RESCALDO DA REUNIÃO DE CÂMARA DE 03-07-2013


A Srª Presidente de Câmara não esteve na reunião por motivo de férias.

No período antes da Ordem do Dia o vereador Manuel Neves (BE), entre outros assuntos, informou que se mantêm a ser limpas as valas em Marinhais e na Glória do Ribatejo. Em Marinhais e Muge estão (ou estiveram) equipas de remendagem de pavimentos betuminosos. Deu conta de pequenas reparações de canalização, pinturas, carpintaria e electricidade em escolas, jardins-de-infância e outros equipamentos públicos, que a motoniveladora regularizava alguns caminhos em terra batida de Glória do Ribatejo e de Salvaterra de Magos. Acrescentou ainda que já terminou a lavagem de contentores. Enquanto isso preparam-se as bermas da Est. do Cocharro recentemente repavimentada.
Assinalou ainda aquele autarca BE a realização de uma reunião com a Estradas de Portugal em que este organismo está a fazer um levantamento das situações mais perigosas na EN 118. [Estamos convictos que terão sido incluídos, como sempre defendemos, os cruzamentos dos Ramalhais e o da Rua do Cartaxeiro]. Informou que o Serviço Municipal de Protecção Civil tinha feito um levantamento da rede viária em espaço florestal que carecem de limpeza, tarefa que está a ser feita por uma motoniveladora sob a direcção do Presidente da Junta de Freguesia da Glória do Ribatejo, na sua freguesia. Deu os parabéns a Sandro Peixe, piloto de motocross, por se ter sagrado campeão nacional júnior em MX2 - votos a que também nos associámos - e saudou a Secção de Petanca da Casa do Povo de Muge que organizou uma prova em Muge. Referiu que já está a decorrer o OTL de Verão, que os Bombeiros de Salvaterra haviam recebido uma ambulância INEM e que tinham ocorrido Festivais de Folclore na Várzea Fresca, na Glória do Ribatejo e no Granho.

Sobre estes assuntos o vereador Helder Esménio (PS) fez as intervenções que de seguida se reproduzem, onde incluiu também os Desfiles das Marchas Populares, algumas iniciativas dos Escuteiros de Marinhais e de Salvaterra de Magos, a Academia de Música Salvaterrense e as Comissões de Festas, com especial ênfase para a dos Foros de Salvaterra.


Em relação à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos o vereador Helder Esménio, eleito em listas do PS, saudou a viatura de emergência médica que o INEM colocou na corporação, aplaudiu o apoio da Comissão de Festas do Foral, dos Toiros e do Fandango àquela Associação e a cedência de instalações em Muge à Sociedade Filarmónica de Muge, para ali levar a cabo as suas aulas de música.



A vereadora Margarida Pombeiro (BE) deu conta do início de uma exposição fotográfica na biblioteca municipal de Salvaterra de Magos subordinada ao tema “A Cultura Avieira”. Falou da possibilidade de se criar um clube de voluntariado jovem.
O vereador Luís Gomes (BE) apresentou uma moção – aprovada com a abstenção de Jorge Burgal (ex-PSD) – em que saudou a Greve Geral convocada pelas duas centrais sindicais e felicitou a participação dos trabalhadores. Informou que a Escola Profissional de Salvaterra de Magos continua a aguardar por “instruções” do Ministério sobre os cursos profissionais e os CEF’s e lamentou que o Governo esteja a restringir o acesso à formação profissional apenas a quem recebe subsídio de desemprego ou aufere RSI, quase excluindo todos os que não têm direito ao subsídio ou sejam desempregados de longa duração.
O vereador João Manuel Simões (PS) fez uma intervenção em que referiu o falecimento do Dr. Carvalho, um médico de família que trabalhou ao longo de muitos anos em Marinhais e na Glória do Ribatejo e voltou a pedir à Câmara Municipal que corte os choupos que estão na Rua da Olaria (Marinhais) e que ameaçam as construções vizinhas e as pessoas que passam no local.


[O vereador Manuel Neves (BE) disse que os choupos iriam ser cortados pela EDP. Vamos esperar que tal suceda – pela Câmara ou pela EDP - a tempo de evitar algum acidente grave.]

O vereador Jorge Burgal (ex-PSD) lamentou o estado em que se encontra a Barragem de Magos e culpabilizou a Câmara Municipal pelo estado a que esta chegou e pediu que não se fizesse a repavimentação da Est. das Malhadinhas em Foros de Salvaterra sem assegurar que primeiro sejam feitos os ramais para a rede de gás que está a ser executada no local. [Os vereadores BE disseram que a Barragem é responsabilidade do INAG e que tudo iam fazer para evitar que a Estrada fosse depois de repavimentada, retalhada]

No período da Ordem do Dia foram retirados os pontos 4, 5 e 6 que virão a outra reunião e os vereadores aprovaram as isenções de taxas de licença especial de ruído, de ocupação de via pública, de recinto provisório e/ou improvisado relativas a iniciativas das nossas associações e comissões de festas. A saber: Torneio de Futsal e Baile dos Santos Populares (Festas de Muge), “Tasquinhas, tendinhas e bares” (Festas de Salvaterra de Magos), Festival de Folclore e desfile (Rancho da Várzea Fresca), desfile de Marchas Populares (Marcha Coração do Ribatejo). Foram ainda aprovados os Planos de Segurança para as obras do Centro Escolar de Marinhais, Est. das Malhadinhas (Foros de Salvaterra) e Est. do Convento (Salvaterra de Magos).

Sem comentários:

Enviar um comentário