sábado, 6 de julho de 2013

NEVA EM VÉNUS?!...


Nevar quando a temperatura ronda os 500ºC é pouco verosímil, mas é disso que fala a notícia que seguidamente se publica. Uma curiosidade que nos permite conhecer um pouco mais o planeta Vénus.


Uma equipa de cientistas observou uma camada de neve com características diferentes da neve habitual – geada metálica – no topo das montanhas do planeta.
Segundo o Discovery News, esta geada foi observada pela primeira vez através de imagens de radar produzidas pela Missão Magellan da NASA a Vénus em 1989, imagens que mostravam umas manchas brilhantes nos planaltos de Vénus. Só anos mais tarde é que os investigadores conseguiram descobrir que essa geada era composta por minerais de galena (sulfeto de chumbo) e bismutinite (sulfeto de bismuto), ou seja, metal.
A queda desta neve metálica acontece devido a Vénus ser um planeta muito quente e, por essa mesma razão, os compostos metálicos expelidos pelos vulcões acabam por condensar nas regiões mais frias da atmosfera, terminando na criação desta camada de neve especial.
As temperaturas podem chegar aos 480°C nas planícies mais baixas, uma temperatura quente o suficiente para que os minerais refletores (piritas) da superfície do planeta se vaporizem, fazendo com que entrem na atmosfera como uma espécie de neve metálica.
Caso a altitude seja mais elevada, a neve fica condensada, criando uma geada brilhante no topo das montanhas.

Para já o olho humano não consegue ver diretamente esta superfície de Vénus. No futuro quem sabe…

Sem comentários:

Enviar um comentário