terça-feira, 23 de julho de 2013

A DIMENSÃO DAS NOSSAS AUTARQUIAS, UM MITO QUE IMPORTA ESCLARECER


A “Troika” e o Programa de assistência financeira a Portugal têm ajudado a encobrir muita da realidade que nos circunda, outros tantos objectivos políticos e ainda tem “despertado”, em alguns de nós, sentimentos de revolta e de contestação a níveis da administração pública que muito têm feito pelas populações, falo-vos naturalmente, de um modo geral, do Poder Local.

No conjunto das despesas do País as que são afectas aos municípios portugueses ficam muito abaixo da média da União Europeia.


Outra das mistificações que fomos ouvindo ao longo de anos foi que em Portugal há municípios a mais e que a população por concelho é diminuta. A Tabela seguinte mostra que a população que em média temos por concelho está bem acima do que é comum na União Europeia e que o número de concelhos não é, comparativamente, excessivo. Talvez o único reparo seja – e mesmo esse é muito discutível - o peso (20%) de autarquias com menos de 5.000 residentes.


A título de curiosidade deixamos ainda a classificação dos Municípios portugueses segundo a sua dimensão populacional. Lembramos que em Portugal há 308 municípios e a hierarquização que apresentamos inclui apenas os que estão próximo de nós.


Não queremos tirar outras ilações apenas partilhar consigo esta informação. Cada um fará o julgamento e a apreciação que melhor lhe aprouver!...

Sem comentários:

Enviar um comentário