sexta-feira, 19 de julho de 2013

BARRAGEM DE MAGOS AO ABANDONO


Os sinais de abandono, lixo e desinteresse são por todos reconhecidos, de nada valendo o que prometera o BE, que lidera a Junta de Freguesia dos Foros de Salvaterra e a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, por altura das últimas eleições autárquicas. Uma absoluta incapacidade até só para manter o que existia!...


Sabemos todos bem que o País atravessa uma grave crise financeira, que as dificuldades são muitas, e que as promessas que alguns fazem em período eleitoral não são para levar a sério, mas o que se passou vai para além disso!... 

Rampa de acesso ao restaurante danificada
Abate "indiscriminado" de árvores

Aquelas autarquias desistiram de cuidar da Barragem de Magos, deixaram-na entregue à sua (pouca) sorte, não quiseram saber, aliás um pouco à imagem do que sucedeu naquela freguesia, onde, mais uma vez, pouco ou nada foi feito  em 4 anos de mandato!...


Notícia disponível em

Vai ser preciso cuidar deste espaço e envolver nisso as autarquias referidas, as associações, os escuteiros e as pessoas de boa vontade.


Os autarcas vão ter de acreditar que é possível fazer mais e melhor por este espaço e cabe-lhes essa obrigação!...

3 comentários:

  1. Por muito que vos custo, temos ter a noção que a barragem nunca será o que dea pertendem fazer. Como é demasiada pequena nunca, em dimensão e em quantidade de água nunca será um polo de atracção turistica local. Como vão lá poucas pessoas é naturalmente complicado manter a estrutura a trablhar de frma rentavel. Pode é deve ser é pensada uma o utra solução para este espaço fantático que é a barragem. Há que pensar em novas valencias para o espaço e edquecer de vez o turismo para este espaço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é nosso objectivo massificar a afluência àquele local, nem espero retire isso das palavras acima. O que era desejável era que o espaço estivesse limpo, mais arranjado, com circuitos pedonais, com parque de merendas, etc e que isso assegurasse uma maior procura pela nossa população, como se de um Parque se tratasse, até porque os Foros de Salvaterra e a Várzea Fresca, onde vivem 5.000 pessoas, não têm outro local aprazível onde possam estar à sombra de uma árvore.
      Em relação à viabilidade do restaurante lembro-lhe que ele funciona há muitos e muitos anos, se as condições melhorarem talvez volte a ser encontrada a viabilidade económica que se tem perdido ao longo do tempo.

      Eliminar
  2. Não conhecia a barragem de Magos, até este fim de Semana.
    A verdade é que ao conhecê-la, achei um espaço deveras agradável. Precisa de reformas, sim. Precisa de vigilância e precisa de atribuição de responsabilidades. Achei que é um espaço agradável e pode ser muito mais agradável ainda.
    Tem efetivamente um problema grave. Os animais selvagens que por ali grassam.
    Não, não me refiro às formigas ou aos patos. Refiro-me aos porcos.
    Obviamente, não aos de quatro patas, mas aos de duas que conspurcam todas as zonas onde passam.
    Em suma:
    A barragem precisa apenas de civismo e não tamanho.
    Civismo a começar na Autarquia, que como diz o blogue, está-se nas tintas para a população, civismo por parte dos habitantes locais e civismo por parte dos visitantes, a quem custa muito guardar o lixo e depositar no contentor apropriado.
    Quanto à massificação do local, ainda bem que assim é pois paz e sossego é o que pretende a maioria dos visitantes, que por sua vez também dispensam a musica de karaoke dos zucas mal educados que querem impingir a sua música a toda a barragem, como tive que gramar este fim de semana.
    Se fosse numa Holanda ou numa Alemanha, os ditos porcos iriam sentir na pele o preço do seu desleixo, mas como estamos na República das Bananas e dos Bananas, nada se passa.
    Paga a barragem que tem tudo para ser um bonito local de lazer

    ResponderEliminar