sexta-feira, 5 de julho de 2013

É ESCASSO O INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO


Dados de 2010 evidenciam que no nosso País o investimento que é feito na educação, por aluno, fica aquém da média da União Europeia e da OCDE.
No nosso concelho apesar das placas que foram sendo colocadas pela Câmara Municipal, um pouco por todo o lado - na véspera das últimas eleições autárquicas - anunciando o Centro Escolar dos Foros de Salvaterra e o surgimento de Áreas Industriais e de centenas de empregos, nada disto sucedeu, infelizmente!
Temos um concelho que tem a obra de construção do Centro Escolar de Marinhais parada há 2 anos, apesar de ter para ele o apoio da União Europeia a 85%, sendo o montante restante assumido por um empréstimo bancário já autorizado pela Assembleia Municipal.
Necessitamos dum centro escolar nos Foros de Salvaterra e, também, de conseguir remodelar/requalificar as escolas da Glória do Ribatejo, Granho e Muge, pois só assim conseguiremos assegurar às crianças deste concelho que terão condições próximas umas das outras no acesso à educação e à qualidade da aprendizagem.

Falhada a possibilidade de assegurar com o QREN e o Orçamento Municipal, em tempo útil, estes investimentos, é preciso intervir, de modo decidido, no processo (em curso) de negociação do próximo quadro financeiro comunitário, pois é aí que reside, talvez a última janela de oportunidade, da próxima década, para levar por diante aquelas obras.


Os dados constam no relatório "Education at a Glance 2013", elaborado  anualmente pela organização internacional, mas que não tem dados relativos  a este ano, nem ao ano passado, nem mesmo de 2011 no que respeita a esta  matérias. 
Na base de dados hoje divulgada, relativa a 2010, o custo anual por  aluno é cifrado em 4.554 euros na pré-primária, contra a média de 5.152  da OCDE e de 5.398 na União Europeia. 
No 1. e 2. Ciclos, os valores eram de 4.512 euros em Portugal, 6.076  na OCDE e de 6.306 na União Europeia. 
Ao nível do 3. Ciclo e Secundário, a despesa era de 6.767 euros, contra  6.868 na média da OCDE e 7.216 na União Europeia. 
No Ensino Superior, Portugal despendia por ano 8.059 euros por aluno,  quando a média da OCDE era de 10.306 euros e da União Europeia de 9.794.
No que diz respeito ao rácio de alunos por professor, são apresentados  dados também desatualizados, devido ao aumento do número de alunos por turma.

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário