domingo, 28 de julho de 2013

RECOLHER A ENERGIA SOLAR E LUNAR


A notícia que seguidamente se reproduz vale pela inovação estética, pela eficiência, pela durabilidade e até pela capacidade de aproveitar e armazenar a energia solar e a lunar.

Ficamos sem saber, por ora, de que custos falámos. É fundamental, para melhor decidir, fazer uma análise comparativa entre os encargos subjacentes a esta opção e os que  envolvem outras soluções ditas “tradicionais”


.Os designers de energia solar da Rawlemon criaram um globo de vidro capaz de armazenar a luz solar – e luar – até 10 mil vezes. A empresa alega que o seu sistema ß.torics é 35% mais eficiente que os tradicionais projectos fotovoltaicos de eixo duplo e que a esfera rotativa resistente a intempéries é mesmo capaz de captar a energia da lua.
O sistema ß.torics foi inventado pelo arquitecto André Broessel. Ele tentou criar um sistema solar capaz de ser incorporado nas paredes dos edifícios para que actuasse, simultaneamente, como janela e gerador de energia.
Mas o projecto não é notável apenas pelas suas capacidades de eficiência solar – o sistema consegue também gerar energia a partir da lua. As esferas são capazes de usar o luar como fonte constante de energia, revela o Inhabitat.
O sistema futurista está a receber muita atenção graças ao seu design limpo e apelativo. Apesar de existir muita oferta em termos de projectos solares, nem todas as tecnologias são tão bonitas como esta. A expectativa a respeito da forma como vão os arquitectos incorporá-la em projectos de construção já está instalada.

1 comentário:

  1. Boas caro Esménio. Grato pela notícia.
    Não conhecia... mas se aplicarmos o princípio da ótica aos painéis, a exemplo do que acontece em sentido inverso (com os LED's) conseguem-se aumentos substanciais de produtividade na transformação da energia, que é o caso...
    No artigo "http://www.treehugger.com/solar-technology/solar-prototype-concentrates-suns-energy-glass-orb-boosts-pv-efficiency-35.html" levantam uma série de questões pertinentes.
    De qualquer forma, a genialidade do conceito, é toda do André.
    Abraço dos trópicos do sul, mm

    ResponderEliminar