quarta-feira, 31 de julho de 2013

OS SENIORES E AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS E INCAPACIDADES


Publicamos de seguida excertos de um artigo de opinião de Marco Cristóvão (1), o qual vem na íntegra no jornal nº 1 da candidatura socialista que, entretanto, os nossos autarcas, candidatos e apoiantes já começaram a distribuir nas caixas do correio de quem reside no concelho de Salvaterra de Magos. A importância do tema justifica o destaque que aqui queremos deixar.

Marco Cristóvão

Nos Censos de 2011, o concelho de Salvaterra de Magos surge com uma população residente total de 22.159 pessoas. Destas, evidencio as pessoas com 65 anos ou mais, que têm vindo a aumentar, e já são 4.894. Ou seja, cerca de 22% da população residente do concelho de Salvaterra de Magos, já passou a barreira dos 65 anos. (…)
Diria mais, neste âmbito, se queremos um concelho de Salvaterra de Magos aberto ao país, promovendo eventos culturais, de desporto, lazer e turismo, então teremos que estar preparados para receber sem barreiras, os restantes 2 milhões de portugueses com 65 anos ou mais, e até as cerca de 1 milhão de pessoas com deficiências e incapacidades do país, e suas famílias. Acresce ainda, o facto de, amanhã, podermos ser nós, e certamente seremos, a fazer aumentar o número de seniores e/ou de pessoas com deficiências e incapacidades!
O actual executivo bloquista do município de Salvaterra de Magos, ao longo dos últimos anos, fez muito pouco, muito pouco mesmo por estas pessoas. Apenas actuou numa lógica de medidas avulsas e pontuais, a pedido, por entre a reconhecida navegação à vista que ainda pratica, fazendo atrasar o município no tempo. Aliás, muitos indicadores macro revelados em estudos nacionais, colocam o concelho de Salvaterra de Magos entre os piores do distrito de Santarém e de Portugal. (…)
 Não fazer nada, significa ficar na ignorância e no desconhecimento de que é possível mais e melhor, algo indiferente para este bloco de poder instalado.
Voltando ao tema, bem sei que a maior barreira é a atitudinal, relacionada com os preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminações. Mas não podemos esquecer que as condições de mobilidade e acessibilidade são o ponto de partida para a garantia do respeito, integridade, dignidade e liberdade individual das pessoas com mobilidade condicionada. Um concelho sustentável e equitativo, para servir qualidade de vida, não pode dar-se ao luxo de ignorar as questões sociais, e a inclusão do capital humano sénior, e com deficiências e incapacidades. (…)
É possível e até é mais fácil projectar e sustentar o concelho de Salvaterra de Magos com um Desenho Universal, onde qualquer pessoa pode usufruir, com segurança e conforto, de qualquer ambiente, produto ou serviço, pelo que existem sete princípios a saber: Uso equitativo, flexibilidade no uso, uso simples e intuitivo, informação perceptível  tolerância ao erro, baixo esforço físico, e tamanho e espaço para aproximação e uso.
O Partido Socialista e os seus autarcas têm nos genes a consciência social, que se foi formando ao longo da sua história e que ganhou especial acuidade nos anos que se seguiram ao 25 de Abril de 1974, a qual assenta em princípios de solidariedade e de proximidade com aqueles que mais precisam, reclamando da sociedade e de todos nós deveres de cidadania e de respeito para com os mais desfavorecidos. (…)

(1) Artigo de opinião de Marco Paulo Cristóvão*
* Natural da Glória do Ribatejo, 37 anos de idade, casado e com dois filhos, Economista e Técnico Superior de Equipa de Acompanhamento de Programas Comunitários, Especialista em assuntos de Reabilitação para Pessoas com Deficiências e Incapacidades, e Ex-Assessor da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação no Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social

4 comentários:

  1. Bom dia. Sem duvida alguma estes são assuntos muito importantes para os quais as autarquias deviam olhar com redobrada atenção. Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Excelente artigo, com a qualidade a que o Marco já nos habituou. Foca pontos importantíssimos e recalca a tão importante consciência social do Partido Socialista.

    ResponderEliminar
  3. bonito no texto, vamos depois ver na pratica, porque o que tem vindo a acontecer em relação a quem mais precisa esta aos olhos de todos...

    ResponderEliminar
  4. Declaração de interesses, considero-me seu amigo.
    O Autor em questão aborda uma temática essencial e de futuro a pensar naqueles que necessitam.
    Como vivemos em sociedade estamos “obrigados” pelo contrato social que temos para com a sociedade auxiliar e minimizar as dificuldades sentidas pelos nossos cidadãos.
    Bem haja pelo texto escrito, no qual se destaca largamente de todos os outros que encontrei no Jornal de Campanha.

    ResponderEliminar