quarta-feira, 31 de julho de 2013

PARENTES POBRES DO TURISMO ALENTEJANO

Salvaterra de Magos, a Vala Real e o Rio Tejo

Tal como oportunamente aqui noticiámos o Governo de Portugal “empurrou” a Lezíria do Tejo para fora da entidade de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, obrigando-a a aderir ao Turismo do Alentejo, opção que manifestamente prejudica os 11 concelhos que integram esta sub-região – Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.
Estes concelhos integravam uma área com um milhão de residentes e talvez a zona do País (Lisboa) mais procurada por turistas. Essas duas características, a par da proximidade geográfica, recomendaria que permanecêssemos na região de Lisboa e Vale do Tejo, pois era mais fácil aproveitar roteiros turísticos que canalizam as pessoas para Lisboa e trazê-las, lá chegadas, até ao “Ribatejo”.
Infelizmente, porque já estamos na Região Alentejo, para efeitos de acesso aos fundos comunitários – pois a região de Lisboa já não tem as mesmas condições de elegibilidade àquelas verbas – foi decidido administrativamente, e não por qualquer lógica de gestão do produto turístico, que era para ali que tínhamos de ir. Esse facto é ainda visto, de algum modo, como uma “intromissão” daí que - como vem referido na notícia que abaixo se publica - não tenhamos tido qualquer autarca da Lezíria integrado no órgão executivo do Turismo Alentejo.
Dupla punição… só o tempo corrigirá parte deste erro!...


NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

Sem comentários:

Enviar um comentário