quarta-feira, 24 de julho de 2013

QUEM TRAMOU O PRESIDENTE DA JUNTA?!...


Durante muitos meses especulou-se, de forma fundamentada, que o Bloco de Esquerda estaria dividido entre apoiar, para candidato a Presidente de Câmara, João Nunes (Presidente da Junta de Freguesia de Salvaterra de Magos) ou Manuel Neves (vereador da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos) que substituiu César Peixe que, há cerca de 2 anos, preferiu abandonar o lugar de autarca para o qual fora eleito em 2009.
Enquanto disputava esse lugar – e alegadamente num gesto de boa vontade em relação à Presidente da Câmara Municipal - João Nunes surpreende os seus colegas autarcas de freguesia quando, em Dezembro de 2012, define no Plano e Orçamento da Junta de Freguesia, que esta autarquia viria a assumir a repavimentação de algumas ruas da vila, competência legal que não é sua mas antes da Câmara Municipal, pelo que só poderia concretizar-se esta intervenção depois da Câmara celebrar com a Junta um protocolo transferindo-lhe competências nessa área, o que chegou a merecer a aprovação dos órgãos autárquicos municipais.
Os autarcas socialistas da freguesia pediram explicações sobre esta opção tanto mais que, ao longo deste mandato, a Junta de Freguesia fora cortando nas verbas que atribuía às colectividades e associações com sede em Salvaterra de Magos e não fizera o suficiente – na nossa opinião - para cuidar e potenciar devidamente a Zona Desportiva de Salvaterra de Magos. Ou seja, simplificando, queria-se fazer o que não é obrigação da Junta de Freguesia em nome, verificamos hoje, duma estratégia eleitoral que não cabia nos deveres e competências desta autarquia.


Na reunião de Câmara da passada semana - e já depois da Presidente da Câmara ter preferido Manuel Neves, contrariando todos aqueles que apoiaram a solução João Nunes e o seu "dote" (mais de 100.000€ destinados a repavimentações de estradas) – este Presidente de Junta anunciou, no final daquela reunião, que iria apoiar os Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos, adquirindo mais uma ambulância e um carro de combate a incêndios., dizendo - e cito de memória - que a “Junta de Freguesia não se fica apenas por lamentar a perda de uma viatura dos BVSM recentemente acidentada [como momentos antes dissera Manuel Neves, em representação da Câmara], a Junta de Freguesia irá comprar (…)”.
O vereador Hélder Esménio, eleito em listas do partido socialista, saudou esta disponibilidade da Junta de Freguesia de apoiar os nossos Bombeiros, num momento de perda de capacidade operacional, e aproveitou para perguntar à Câmara como estava o protocolo e o andamento das obras de repavimentação de estradas que nele estavam previstas.
A incomodidade da Câmara Municipal foi mais do que evidente – com os vereadores BE (Manuel Neves e Luís Gomes) mudos e quedos – e com João Nunes a dizer que ia pedir ao Presidente da Assembleia Municipal uma reunião onde deveriam estar os líderes das bancadas representadas naquele órgão municipal.


Não nos queremos naturalmente antecipar a tal comunicação, mas não é difícil presumir que João Nunes, não sendo "O escolhido” BE, terá preferido desistir das estradas, pois não sente necessidade de proteger a Câmara Municipal naquela que se revelou ser uma das mais desastrosas políticas municipais - a quase nula conservação da rede viária municipal existente, ao longo de mais de década e meia de Poder. 

8 comentários:

  1. Uma vergonha a decisão do sr. Presidente de junta da nossa terra, em vêz de, como prometeu pavimentar algumas ruas da nossa vila e dos seus fregueses, transfere esse dinheiro para os Bombeiros, uma competência da administração central, da câmara e em que todas as fregusia do concelho deviam colaborar e com o dinheiro que é de nós de Salvaterra de Magos, paga tudo sozinho por birra como se o dinheiro fosse dele.
    Este gente ressabiada politicamente torna-se ainda mais perigosa.
    O Sr. João Nunes deveria era agradece não ter sido escolhido para candidato á Cãmara pois iria na ninha opinião registar um resultado desastroso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não comungo a presente opinião ... até porque em política tal como não existem vencedores antecipados, também não existem vencidos "por decreto"... quanto ao mais é a sua opinião!...

      Eliminar
  2. Boas penso que o anonimo não deve de ser do concelho ou então não sabe do que fala posso dizer sem papas na lingua que eu como gloriano ja dei bastante para os bombeiros e se perguntar ao presidente da direção dos BVSM onde existe mais ajuda para com eles de certeza que este lhe dira a verdade sempre que fazem um peditorio na GLORIA DO RIBATEJO são sempre recebidos de braços abertos e toda s gente contribui com o que pode.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao qual se diga de passagem, é apenas um dos locais mais importunados com fogos e com mais necessidade de ajuda neste tipo de situações, mas isso é só um ponto!
      Mas realmente não é isso que aqui está em causa!

      Não deixando de ser claramente uma óptima decisão o que fizeram pelos bombeiros que bem precisam!

      JO

      Eliminar
  3. É de louvar a atitude do Sr. João Nunes.
    A AHBVSM e toda a população do Concelho só tem a agradecer.

    As tricas e futricas....essas....pouca importância têm.
    Tratam-se de politiquices que passam ao lado da AHBVSM e que dizem respeito a aitudes (seja lá o que isso for)passadas dentro de um partido politico do Concelho.

    ResponderEliminar
  4. Penso que a Anabela não entendeu o post o dito senhor alem de atribuir o dinheiro aos bombeiros que é de louvar também tentou influenciar a opinião publica dizendo que todas as freguesias deveriam de fazer o mesmo o que esta ERRADO sempre que os nossos bombeiros precisarem de um apoio urgente e que se justifique devem
    de o fazer junto das populações como mencionou o nosso anónimo gloriano e devemos por de parte a SUA preocupação com a politica porque se já entendeu ou não quer este blog é de uma força partidária que tenta denunciar as calunias que se passa no nosso concelho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todas as leituras sobre o post que publiquei são legítimas, concordemos ou não com elas.
      Preferia que os comentários incidissem sobre o teor dos vários posts e não sobre os comentários que vão sendo feitos e que expressam a vontade e o pensamento livre de quem os produz.
      Obrigado

      Eliminar