quinta-feira, 18 de julho de 2013

CANDIDATO BE ASSUME PRÁTICA ELEITORALISTA


Na reunião da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, que ontem se realizou, ficou clara a opção da maioria BE que governa o Município, de ter protelado a realização das obras de (re)pavimentações de estradas para o presente ano.
Com efeito, na sequência da intervenção do vereador Helder Esménio (PS) que lamentou que a Câmara tivesse arrastado até 90 dias antes das eleições (prejudicando toda a população) o início de obras que  não quis fazer em 2010, em 2011 ou em 2012 - obras que constavam do Plano e Orçamento da Câmara e que estavam aprovadas pela Assembleia Municipal - o vereador (agora candidato BE) Manuel Neves acabou a reconhecer implicitamente que assim era, como vem evidenciado na notícia que de seguida se publica.

"Se uns podem os outros também podem fazer"

Helder Esménio lembrou ainda que durante 8 anos - nas vésperas das eleições de 2005 e de 2009 - a actual maioria BE perante a insistência da população residente na Coitadinha - nova área de expansão da vila de Salvaterra de Magos (terreno permutado com a CM de Benavente) - para alcatroar os arruamentos que servem aquele local, foi sempre adiando a intervenção argumentando que tinha de ser elaborado (e mais tarde que já estava a ser elaborado) um projecto para as infraestruturas - esgotos domésticos e pluviais, redes de água, etc e que só depois faria os pavimentos, porque a Câmara não alcatroaria nunca sem colocar primeiro os esgotos. 
E o que verificamos hoje?!... Aquilo que foi prometido às pessoas não existe, aquela que foi sempre a justificação para nada fazer agora não importa!... O acto eleitoral fala mais alto e "Se uns podem os outros também podem fazer".
Tem sido este o nosso fado - as coisas são feitas em cima do joelho, nada é planeado, o que é verdade hoje, amanhã é mentira. Teria custado muito à Câmara elaborar ao longo de todos estes anos um projecto para aquele local e depois - como se fez em tantos outros locais depois do 25 de Abril de 1974 - ir realizando as obras pouco a pouco?! Se o tivesse feito hoje teríamos colocado os tubos da rede de esgotos antes de pavimentar e não tínhamos amanhã de partir o alcatroamento que hoje se vai fazer.

Post Scriptum:
Repudiamos ainda que um autarca em exercício de funções, no cargo de Vice-Presidente de Câmara, e em plena reunião do órgão Câmara Municipal, possa tecer um comentário tão imerecido a uma outra autarquia (Junta de Freguesia de Marinhais) que não está no local para se defender e que não era parte nem teve qualquer participação no debate. Não faremos quaisquer outros comentários sobre este infeliz episódio pois caberá àquela autarquia, se assim o entender, zelar pelo seu bom nome. [Recomendamos, ainda assim, a leitura do post que ontem publicámos]

5 comentários:

  1. Sr vereador uma pequena correção ao publicado pelo Fundamental e aqui reproduzido. A junta de Marinhais não anda a fazer qualquer pavimentação.
    Muito obrigado sr vereador pela publicação desta correção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é verdade, a competência legal para efectuar pavimentações é da Câmara Municipal e não das Juntas de Freguesia. É um lapso do jornalista. Infelizmente a nossa Câmara Municipal só se lembra que tem população para servir - e que os dinheiros públicos que recebe servem para isso - nos anos das eleições!... Não é correcto usar o dinheiro que é de todos para promover, de 4 em 4 anos, a candidatura do Bloco. A omissão deste facto na notícia acima é um outro lapso.

      Eliminar
  2. Mas será que as pessoas ainda continuam a cair neste tipo de estratégias básicas e rudimentares para conquistar votos? Bom... se sim, talvez se possa aplicar a expressão "temos o que merecemos".

    ResponderEliminar
  3. Pergunto eu, na minha santa ingenuidade, quem é esse senhor? o que fez ele ele por este concelho, o que percebe ele de gestão autárquica? Depois o que é que o assunto de alcatroamentos com efeitos eleitoralistas tem a haver com os trabalhos diários de uma junta de freguesia, os quais esse senhor não conhece e nem sequer fez por perceber nestes dois anos em exercício de funções, certamente teria adquirido mais conhecimentos se não fosse tão arrogante, convencido e vaidoso.
    É pena se as pessoas no dia das eleições, vão dar o voto de confiança a este senhor, esperamos que não porque seria muito mau.

    ResponderEliminar
  4. Não publico o comentário de um anónimo que critica a postura daquele vereador bloquista, porque envolve na crítica política referências a associações/colectividades que não quero sejam usadas como "armas de arremesso político". Desculpe.

    ResponderEliminar