terça-feira, 9 de outubro de 2012

RESCALDO DA REUNIÃO DA CÂMARA DE 8-10-2012

Salvaterra de Magos, 1960 (foto cedida por José R. Gameiro)


A Srª Presidente da Câmara esteve ausente da reunião por motivos de força maior, a Srª vereadora Margarida Pombeiro (BE) por razões de saúde e o Sr. vereador Jorge Burgal (ex-PSD) fez-se substituir na reunião pela Srª Mariana Bento (PSD).

No período antes da Ordem do Dia o Sr. vereador Manuel Neves (BE) informou, entre outros, que os serviços municipais tinham feito intervenções em estabelecimentos escolares do concelho e na manutenção do mobiliário, que a equipa de remendagem de pavimentos realizara trabalhos na freguesia dos Foros de Salvaterra, onde também se limpa uma vala na Rua do Pinheiro. Na Glória do Ribatejo, em parceria com a Junta de Freguesia local, colocam-se algumas manilhas.  Decorre a lavagem de contentores no concelho e a reparação de calçadas e recolha de resíduos (sobrantes) em Salvaterra de Magos. O vereador saudou ainda o facto de a Câmara Municipal não fazer parte do número das autarquias que carece de apoio financeiro para regularizar dívidas, lembrou as iniciativas levadas a cabo no âmbito das comemorações do 3º aniversário do Palácio da Falcoaria, e informou que em 30 de Setembro tinha havido uma caminhada na Barragem de Magos alusiva ao Dia do Coração e de que estava uma exposição no Cais da Vala intitulada “Miniaturas de Alfaias Agrícolas”.
O vereador Luís Gomes (BE) fez uma intervenção em que constatou as palavras de Manuel Couto, o indigitado Presidente da Unidade Técnica na Assembleia da República que vai emitir pareceres sobre a agregação de freguesias, lembrando que ele enquanto autarca (PSD) em Coimbra havia dito (e votado) que estava contra a Lei 22/2012 e que aceitara o lugar para tentar “minimizar danos”. Apresentou uma moção, votada unanimemente, a favor do Dia de Acção Global pelo Aborto Legal, Gratuito e Seguro, a fixar em 28 de Setembro. Já a moção que apresentou em que a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos pede a demissão do Governo e o afastamento da “troika” teve apenas os votos favoráveis do BE e a ”curiosa” abstenção da vereadora PSD. Enquanto os vereadores socialistas não aceitaram pedir a demissão de um governo legítimo, a vereadora do PSD pela sua acção permitiu a aprovação de uma moção que visa apelar ao derrube do goveerno PSD/CDS?!...
O vereador Helder Esménio (PS) começou a sua intervenção apresentando uma moção sobre a saúde no concelho de Salvaterra de Magos, a qual foi unanimemente aprovada.



Aquele vereador prosseguiu dando conta da publicação de uma Portaria que cria uma Zona Especial de Protecção aos concheiros de Muge, matéria que será brevemente objecto de um post neste espaço.
O vereador Helder Esménio terminou a sua intervenção no período antes da Ordem do Dia fazendo um breve relato sobre as próximas etapas da reorganização administrativa do território do município de Salvaterra de Magos e realçando as vantagens da pronúncia assumida pela Assembleia Municipal de Salvaterra de Magos.



O vereador João Manuel Simões (PS) fez uma intervenção em que saudou e destacou o reconhecimento nacional e internacional de dois concidadãos, ambos residentes em Marinhais, estamos a falar do Dr. Vítor Magriço e da Drª Fátima Montemor.




No período da Ordem do Dia os vereadores tomaram conhecimento da 10ª alteração ao Orçamento Municipal e aprovaram unanimemente as isenções de taxas de recinto, ocupação de via pública, de ruído e de restauração relativas a eventos da Comissão de Festas de Marinhais, do Baile da Vindima organizado pela Associação Cultural do Rancho Etnográfico da Várzea Fresca e da Prova de Motocross que o Glória Moto Clube vai levar a efeito no Granho. Em ponto extra à ordem do Dia foi aprovada pelo BE, com a abstenção PSD e os votos contra PS uma proposta de parecer da Câmara Municipal, subscrita pelo BE, em que a autarquia – no âmbito da aplicação da Lei 22/2012 – não secunda a pronúncia da Assembleia Municipal que tentou minimizar o número das freguesias a agregar. É sabido que aquela Lei dita, se nada fosse feito, a perda de 3 freguesias e o BE prefere deixar que isso aconteça por decisão da Assembleia da República a tentar “salvar” pelo menos mais uma freguesia. [Voltaremos a este tema em post que publicaremos amanhã].

5 comentários:

  1. 10!!!!!!!!!! alterações ao orçamento em 9 meses!!! É normal tanta alteração???

    ResponderEliminar
  2. Não existe limite legal ao número de alterações ("ajustamentos") que podem ser efectuados, ao longo do ano, ao Orçamento da Câmara Municipal.

    ResponderEliminar
  3. Sou leitor deste blog e de tudo o que diz respeito ao concelho, e dei comigo a pensar, e penso não estar enganado, mas desde o tempo do Sr. Moreira como presidente, e não sei se mesmo nessa altura, não me lembro de nenhum VEREADOR da camara com funções, ou pelouros a tempo inteiro que fosse da freguesia de Foros de Salvaterra, ou ai residente, curiosamente penso não estar enganado da Glória já por lá passaram vários.
    Se ganharem as eleições deveriam pensar nisto, neste momento temos já bastantes licenciados, e outros que embora não o sejam tem dado provas do seu valor (estou a publicar como anonimo e por isso não me estou a candidatar, nem a meter cunha, só gostaria de que não fossemos sempre esquecidos e não tenhamos ninguém a lutar por esta freguesia).



    ResponderEliminar
  4. Os Foros???? MAs são os Foros que tem dado a maioria absoluta ao BE

    ResponderEliminar
  5. Ao anónimo que tem questionado a posição socialista sobre o IMI, informo-o de que amanhã teremos novo post sobre o tema, não fique em cuidados! :)

    ResponderEliminar