domingo, 14 de outubro de 2012

O DEGELO DO ÁRCTICO PODERÁ NÃO SER REVERSÍVEL


Não é a primeira vez - e julgo que não será a última também - que trago a este espaço uma das mais preocupantes consequências do aquecimento global do Planeta em razão das emissões de gases com efeito de estufa, de que o CO2 é um exemplo paradigmático. 
Infelizmente, aqueles que nos governam, aos vários níveis da decisão política, não assumiram ainda a adequada reacção a este fenómeno. Esse atraso está a colocar em causa a sustentabilidade da vida na Terra, o único local que conhecemos onde ela é possível!...


O gelo do Ártico poderá desaparecer nos próximo quatro anos. A causa é o aquecimento global, e quem o diz é Peter Wadhams, um dos especialistas mundiais em círculos polares, defende que o gelo que se encontra concentrado no mar Ártico «vai desaparecer nos próximos quatro anos».
O aviso chegou ao The Guardian pela voz do professor da Universidade de Cambridge, ao lembrar que, a cada ano que passa, menos gelo se forma no Inverno mas cada vez mais se derrete durante o Verão.
Wadhams urgiu aos governos de todas as nações para que «reduzam as suas emissões de CO2 – dióxido de carbono – e examinar outras formas de abrandar o aquecimento global».
Em 2007, a área total de gelo presente no mar do Ártico estendia-se por 4,17 milhões de quilómetros quadrados. Este ano, a marca reduziu para os 3,5 milhões, uma perda de cerca de 500 mil quilómetros quadrados.
A explicação, segundo Wadhams, é simples: «A principal causa é simplesmente o aquecimento global: com o clima a aquecer, tem-se registado uma menor formação de gelo no Inverno e um maior derretimento durante o Verão».
Abordando os dados recolhidos nesta estação, o professor explicou que «com os primeiros dados recolhidos, previa-se que o gelo durasse ainda outros 50 anos». Porém, «o gelo que derreteu» no fim deste Verão «superou a formação que se registou no Inverno».
«[O calor] fará com que todo o manto de gelo do Ártico derreta ou quebre», acrescentou, prevendo que tal aconteça «em 2015 ou 2016, numa altura em que o Verão no Ártico, de Agosto a Setembro, ficaria sem gelo».
Peter Wandhams avisa que esse «colapso final já está a acontecer».

Sem comentários:

Enviar um comentário