sábado, 6 de outubro de 2012

A MAIOR RESERVA NATURAL DA EUROPA


É com satisfação que assinalámos que há gente na Europa que se preocupa com o meio ambiente e a natureza. "A transformação de zonas húmidas em áreas agrícolas ao longo do século XX levou ao declínio de inúmeras espécies de aves e anfíbios", e é por essa razão que no mês passado se iniciou no Reino Unido um projecto que pretende caminhar em sentido inverso, repondo sapais, lagoas e pântanos, repondo a paisagem de há séculos.


Cinco milhões de toneladas de terra provenientes das profundidades de Londres já foram levadas para a costa de Essex, no que é o primeiro passo para se construir o que vai ser a maior reserva natural europeia criada pelo Homem.
A terra tem origem nas escavações de dois novos túneis subterrâneos, com 21 km de comprimento, para o comboio em Londres. Esta terra vai ajudar a transformar a área de agricultura intensiva da Ilha Wallasea numa zona húmida para a conservação da natureza. Os complexos naturais de maré não existem há cerda de 400 anos na ilha, mas tudo vai ser construído para que possam existir novamente.
Trata-se de um projecto levado a cabo pela RSPB (Royal Society for the Protection of Birds) e será dedicado à conservação das aves de zonas húmidas, à recuperação de espécies nidificantes que o Reino Unido perdeu e à melhoria das condições para as espécies invernantes.

(Fonte: Guardian)

Sem comentários:

Enviar um comentário