domingo, 28 de outubro de 2012

MEMÓRIAS QUE PODERÃO SER ÚTEIS AO HOMEM


O desenvolvimento dos estudos de investigação de que seguidamente damos nota talvez nos conduza a podermos optimizar o funcionamento do cérebro humano no que diz respeito à(s) memória(s).
Facilmente percepcionamos as vantagens que este tipo de descobertas poderia ter na nossa vida quotidiana, onde a informação flúi de tantos lados tornando bem complexa a sua análise e ponderação.
Com alguma ironia, dizer que recomendaria àqueles que se propusessem seguir a vida política a aquisição de um “kit” de memória suplementar, evitando, assim, algumas das actuais contradições entre as afirmações feitas em campanha e o que se assume fazer depois! Também vou estar atento, não vá vir a necessitar delas!... J


A equipa da Case Western Reserve University School of Medicine conseguiu estimular os caminhos neuronais do hipocampo de tecido cerebral de ratos. Desta forma, os neurocientistas implantaram memórias que duraram dez segundos. Esta operação fez com que as células cerebrais reagissem de forma diferente depois da implantação, explica a Popular Science.
O objetivo é conseguir perceber melhor como funcionam e são armazenadas as memórias de curto prazo. Este tipo de memórias é processado de forma diferente das memórias de aprendizagem mais prolongada.
A descoberta pode ser útil ainda para combater doenças degenerativas do cérebro.


Sem comentários:

Enviar um comentário