quinta-feira, 25 de outubro de 2012

OS ESGOTOS PLUVIAIS SÃO RESPONSABILIDA DA CÂMARA


A rede pública de recolha das águas pluviais mantém-se sob a responsabilidade da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos. Infelizmente o défice neste serviço mantém-se inalterado na última década e meia. Nada de verdadeiramente significativo foi feito neste domínio.
Mas o caso mais gritante e gritado pelos autarcas residentes em Marinhais (Presidente da Junta de Freguesia, Fátima Gregório, e vereador João Manuel Simões, entre outros) tem sido o sistemático adiamento, por parte do executivo camarário de maioria BE, que incumpre com todas as promessas que vai fazendo, de avançar com a construção/remodelação da rede pluvial na zona central de Marinhais.
Ao longo de anos e anos, todos os anos, as águas galgam lancis, inundam os passeios e à passagem dos carros tudo fica molhado – pessoas, lojas, vitrinas, etc. 
Aqueles autarcas socialistas já por diversas vezes alertaram para o facto de a Rua João Pinto de Figueiredo, a zona da Igreja velha de Marinhais (na foto acima), a Rua do Cartaxeiro e até troços da EN 367 continuarem a debater-se com inundações. Lamentavelmente a Câmara Municipal ainda não considerou prioritário intervir naquele local. Custa a crer que pelo menos ali - o centro de serviços e comércio da vila - a Câmara não tenha ainda resolvido o problema! Certamente que este ano a história se voltará a repetir!...


Já alertámos, neste espaço, e nas reuniões de Câmara, para a necessidade de os Serviços Municipais cuidarem, limparem e desobstruírem também as sarjetas da vila de Salvaterra de Magos, antes que a época das chuvas arranque em força.


Um pequeno período de chuva, como o que tivemos, e já a Rua do Rossio, junto à sede dos Escuteiros de Salvaterra de Magos ficou, num pequeno troço, submersa e ao que tudo indica exactamente por falta de uma adequada limpeza dos sumidouros. Fica de novo o alerta para evitar situações semelhantes.

4 comentários:

  1. Mas, desculpe lá Senhor Engenheiro, quer ver que até a limpeza das sargetas deve ser de responsabilidade da Câmara????????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sua desculpabilização da incúria municipal raia o absurdo. Então quem devia limpar as sarjetas? Então se elas integram as redes públicas municipais de recolha das águas pluviais, quem deve cuidar delas? Já ouviu falar em profissões como cantoneiros de limpeza, cantoneiros de vias, varejadores das redes, etc, essas actividades faziam e fazem parte do "quadro" da Câmara Municipal, provavelmente porque fariam falta. Pena é que esta gestão tenha depauperado "os quadros" do Município acabando com (ou não substituindo) "fazedores" no terreno.
      Mas a Câmara Municipal, se não quiser aplicar directamente essa competência legal, pode sempre protocolar com as Juntas de Freguesia estas tarefas, desde que lhes entregue também os meios financeiros necessários para o efeito.

      Eliminar
  2. Em Marinhais eu vi os funcionários da Junta a limparem as sargetas na Estrada Principal e também no centro. Mas também sei que o problema no centro da vila só se resolve quando se fizer uma rede pluvial nova e penso eu que isso é responsabilidade da Câmara Municipal, certo?

    ResponderEliminar
  3. Por acaso tambem vi os funcionários da Junta de freguesia de Marinhais a chover mas a tentarem limpara as sargetas, de alguma folha que se acumulasse tira-las para a água escoar melhor, na Gloria tambem andam funcionários a limpara as sargetas e certamente em Muge, nos Foros, no talvez não sei se há sargetas, mas por procurei e em Salvaterra não vi nenhum Funcionário da junta de Freguesia a limpar as sargetas.

    ResponderEliminar