quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

RESCALDOS DAS REUNIÕES EXTRAORDINÁRIAS DA CÂMARA E DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

Mulheres da Glória do Ribatejo nos arrozais em Vila Franca de Xira (1953) - (in http://agloriadomundo.blogspot.pt/)

A reunião extraordinária da Câmara Municipal foi convocada com o intuito de aprovar o processo de candidatura municipal a verbas dos fundos  comunitários (QREN), que se destinam a obras de (re)pavimentação de estradas. Esta candidatura, por proposta da maioria votada unanimemente, inclui as seguintes intervenções:
  • Pavimentação da Estrada do Convento, Salvaterra de Magos (infelizmente sem prever a prévia realização da rede de esgotos domésticos);
  • Repavimentação da Estrada das Malhadinhas em Foros de Salvaterra;
  • Repavimentação da Estrada do Cocharro em Glória do Ribatejo e Granho;
  • Repavimentação da Rua de Macau em Marinhais;
  • Repavimentação da Avenida D. Dinis em Muge.
O conjunto destes investimentos está orçamentado em 970 mil euros, suportando o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional 70% deste valor, ou seja, 680 mil euros. 
Resta-nos esperar que estas candidaturas sejam consideradas em condições de ser aprovadas, pois o que não faltam nas nossas freguesias são estradas e caminhos a necessitarem de conservação, afinal foi uma década e meia de abandono!...


Na Assembleia Municipal, realizada ontem à noite, os deputados municipais do PS, CDU e PSD insurgiram-se pelo facto de virem para uma reunião sem previamente terem conhecimento da documentação que devia ter acompanhado, com 48 horas de antecedência, a convocatória. O Presidente da Assembleia Municipal, Francisco Cristóvão explicou que não podia ter enviado a documentação pois a Câmara Municipal não a tinha remetido. Explicou que mantivera a realização da Assembleia pois havia candidaturas que eram importantes e que tinham um valor social muito importante.
Os deputados acordaram na retirada do ponto 1 da Ordem do Dia - Prestação de Contas da Câmara Municipal (1º semestre de 2012) - por não terem tido tempo para o apreciar e por não ser um dos assuntos urgentes. De seguida aprovaram unanimemente a abertura imediata dos concursos públicos em causa - um dos requisitos importantes para obter a aprovação da candidatura às verbas comunitárias - e as obras que já estavam no Plano da Câmara deste ano (e que não se fizeram) transitarão para o Plano do ano que vem.

5 comentários:

  1. Será coincidencia o facto de as obras em causa estarem repartidas de forma equitativa pelas freguesias do Concelho?? Sem questionar óbviamente a pertinencia e a necessidade das obras em causa, o timing e a localização das mesmas mostram cuidados que cheiram a caça ao voto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com efeito não pode ser outra a interpretação!
      As situações de carência, em resultado do desleixo de tantos anos sem conservação, proliferam pelo concelho. Arruamentos cuja pavimentação já foi prometida e nunca executada também - R. da pereira na Glória do Ribatejo, R. Tanoeiro e Florbela Espanca em Marinhais, são apenas alguns dos exemplos a que devemos adicionar grande parte da rede viária mais antiga dos Foros. Havia pois muito por onde escolher, infelizmente!

      Eliminar
    2. penso que em relação a rua da pereira na gloria nao sera caça ao voto pois nessa rua existe so 7 casas

      Eliminar
    3. Caro amigo nessa rua por acaso e não é só por acaso porque é verdade existe,16 casas e 46 pessoas tem mais pessoas do que a zona de muge que foi reclassificada para nada e do que a certas ruas que foram alcatroadas com tres e quatro casas no concelho e por acaso, tem água e saneamento, ou talvez a senhora presidenta da cambra esteja a condenar a rua da Pereira por Haver um loteamento aprovado para essa rua, será que vai condenar as pessoas dessa rua se o loteamento nunca avançar,ou será a rua do convento que não tem esgotos nem água, e essa sim 7 casas tem mais prioridade, porque existem uns senhores, amigos da senhora a precionar

      Eliminar
  2. O senhor Mentalista pode-nos esclarecer qual foi a zona de Muge que foi reclassificada para nada?

    ResponderEliminar