Há alguns dias, por volta da hora de almoço, dia chuvoso, as armaduras de iluminação pública em algumas zonas de Salvaterra de Magos estavam acesas, gastando energia quando isso era desnecessário.
A situação aqui relatada e ilustrada não é, infelizmente, um mero episódio, repete-se com bastante frequência nas diversas freguesias e em várias vias municipais. É certo que de onde em onde a luz está acesa para que os técnicos possam substituir as lâmpadas que estão inoperacionais, mas na maior parte dos casos que nos chegam esta anomalia perdura no tempo e também ocorre aos fins-de-semana.
A situação prejudica o cofre municipal desnecessariamente, mas a EDP não terá tantas razões de queixa pois a sua facturação aumenta. Não é pois fácil levar esta empresa a colocar com maior celeridade os relógios astronómicos que regulariam a hora de arranque e de paragem da iluminação pública, reservando-a estritamente ao período nocturno, onde é absolutamente indispensável, até por razões de segurança de pessoas e bens.
Em Marinhais - urbanização São Miguel - a iluminação pública só liga uma hora depois da iluminação da estrada nacional 367, qual a razão?.
ResponderEliminarÉ uma questão que pode ser esclarecida pela EDP, mas já poderá ter que ver (?) com um sector da iluminação pública, em Marinhais, que esteja a ser regulado por relógio astronómico!...
Eliminar