É já
na próxima 6ª feira que atingiremos a mítica data de 21-12-2012. Uns
atribuem-lhe o significado de “fim do prazo de validade” do Mundo, outros, mais
conhecedores da profecia maia dizem “apenas” tratar-se do “início de uma nova
época”, seja isso o que for!
Daqui
a pouco saberemos, mas seja como for há que viver cada dia como se fosse o
último e alguns preparam-se para tornar aquela data “especial”, não vá o diabo
não conseguir tecê-las!...
Arqueólogos
especialistas na cultura maia afirmam que a civilização antiga jamais previu
uma catástrofe, mas sim mencionou no seu calendário o início de uma nova época.
Mas a desmistificação
do tema não trava milhões de turistas que viajaram para o sudeste do México e a
outros lugares da América Central onde se encontram os centros cerimoniais dos
maias.
Até o governo mexicano
aproveitou o interesse mundial sobre o eventual desaparecimento da espécie
humana e há vários meses lançou uma intensa campanha de promoção na Europa e
nos Estados Unidos chamada «Mundo Maia».
A secretaria de Turismo
diz que a estratégia teve sucesso e superou as expectativas iniciais.
O Estado de Yucatán, no
sudeste do México, abriga a maior concentração de população de origem maia, e
no seu território estão alguns dos principais centros cerimoniais da
civilização.
Se a espécie humana
realmente acabar no dia 21 de Dezembro de 2012, a população de Mérida, capital
de Yucatán, espera aproveitar até ao último minuto.
Nesse dia será servida
a Ceia do Fim do Mundo, um banquete de nove pratos preparados por estrelas
internacionais da cozinha. Mas essa não é a única oferta para acompanhar de
perto o eventual apocalipse. A sede mexicana da Renault oferece um dos seus
modelos com um ano de seguro grátis e com crédito sem comissões para a compra.
«Leve uma linda
lembrança do fim do mundo», diz a publicidade da empresa, anunciada por uma
fictícia assessora da empresa chamada Maya. «Confie em mim. Eu sei», diz a
mensagem.
Além de comida e
automóveis, o eventual apocalipse também serviu para se tentar a sorte. A
Lotaria Nacional organizou o sorteio Profecia Maia, que cada mês tem um prémio
de 8 milhões de pesos.
Os bilhetes da lotaria
trazem representações maias de alguns animais. A última edição do sorteio está
programada para o dia 30 de Dezembro - numa indicação de que lucrar com o boato
não significa acreditar nele.
Há ainda outros
negócios amparados na ideia do fim do mundo. Em Tapachula, cidade no Estado de
Chiapas, na fronteira com a Guatemala, foi organizada uma série de encontros
religiosos para explicar a ligação da Bíblia com as profecias maias.
Também foram feitas
neste ano no México mostras de cinema e exposições sobre a civilização maia.
Houve ainda edições especiais de revistas, edições de livros, concursos de
escultura, obras de teatro e concertos musicais.
Mas até agora, o
negócio mais importante é o turismo internacional. Segundo a secretária de
Turismo do governo federal, Gloria Guevara Manzo, o objectivo inicial da
campanha do governo era receber 52 milhões de turistas em 18 meses nas regiões
de influência maia, mas até agora já foram registados 62 milhões e a projecção
indica um total de 80 milhões ao final dos 18 meses.
Porém alguns
especialistas criticam a campanha do governo, afirmando que ela aproveita uma
cultura milenar para favorecer grupos empresariais.
Também questionam que
outros departamentos do governo, como o Instituto Nacional de Antropologia e
História (INAH), desmintam as supostas profecias maias e ao mesmo tempo as
utilizem como tema de campanhas e negócios oficiais.
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