terça-feira, 4 de dezembro de 2012

NOVAS CURIOSIDADES DA POLÍTICA LOCAL - "ESPREITAR" AS CANDIDATURAS AUTÁRQUICAS


Voltamos, alguns meses depois, a "espreitar" a evolução dos processos de candidatura às próximas eleições autárquicas, procurando ler "os sinais" que vão saindo do interior das forças partidárias, assim como, as posições e as opiniões de alguns dos seus autarcas e/ou dirigentes.


Já ninguém tem dúvidas de que o candidato do PSD será o deputado municipal Francisco Naia, até porque alguns cidadãos já terão sido "desafiados" a integrar equipas e a disponibilizar apoios. 
Corroborando a apreciação que anteriormente fizemos, o CDS não desistiu de concorrer às próximas autárquicas estando em curso, ao que se julga saber, a avaliação se o fará no seio de uma coligação pré-eleitoral com o PSD.


A coordenadora local do BE, como anteriormente divulgamos, estará neste momento a preparar as eleições internas para este órgão de direcção política, uma vez que o mandato dos actuais dirigentes se aproxima do fim. Será a nova equipa eleita que, julgamos manterá no essencial a actual constituição, determinará o candidato a apresentar em primeiro lugar na lista à Câmara Municipal. 
Os nomes mais bem posicionados são os já conhecidos - Manuel Neves(actual vereador da Câmara), João Abrantes (ex-vereador da Câmara) e João Nunes (presidente da junta de Salvaterra de Magos) - embora este último tenha "posto a correr" a ideia de que terminará em 2013 a sua actividade política mais activa. Este facto não seria de estranhar pois é, provavelmente, o autarca com mais anos de exercício do Poder no concelho, mas há quem entenda que isso não passa de uma estratégia que pretende passar uma ideia de desprendimento pelo Poder ou que se enquadra no conteúdo da fábula: "Estão verdes, não prestam".
Têm sido postas a circular outras opções como a eventual candidatura do chefe de gabinete ou até de outros membros do gabinete da Srª Presidente, mas julgo que essas notícias não passam de contra-informação ou de manobras de diversão. Mesmo que esses nomes venham a ser indicados serão meras "armas de arremesso", até que a solução estabilize em torno de um nome que tudo leva a crer, até hoje, será um dos três que inicialmente indiquei. 
Recordo que estamos no domínio da especulação, pois ainda não há decisões tomadas e o facto que mais as concionará será a obtenção do patrocínio pessoal da Presidente da Câmara. Essa situação, dizem alguns, reduzirá as chances de João Abrantes a favor de Manuel Neves, não estou convicto que assim seja!...


Já nas considerações que fizemos em Agosto deste ano, revelamos muita dificuldade em prescrutar quem poderá ser o candidato desta coligação. Dissemos que deveria ser um dos seus actuais autarcas, com realce para um dos dois deputados municipais. De lá para cá, se é que isso é possível, a nublosa aumentou. José Domingos Lobo parece cada vez mais distante do concelho por razões da sua vida privada, e Alexandre Fonseca nem sequer participou (nem se fez substituir) na última Assembleia Municipal. Não será pois fácil a tarefa que esta força política tem pela frente, mas também é verdade que não é crível que não apresente uma candidatura, apesar de muitos dos seus autarcas e alguns dos seus apoiantes terem, há mais de uma década, escolhido a(s) candidatura(s) BE.


O dado mais significativo, desde a última apreciação que aqui fizemos, é a indisponibilidade manifestada por Nuno Antão (e tornada pública pelo próprio) para ser o candidato à Camará Municipal.
Ainda que o partido a nível nacional tenha definido que os nomes deverão ser conhecidos até final do ano, não é líquido que assim suceda em Salvaterra de Magos. 
Um observador colocado mais perto defenderá que o candidato socialista deverá sair, como no caso das outras forças partidárias, de entre um dos actuais autarcas. Sobresaem, neste momento, os nomes do vereador Helder Esménio e o do Presidente da Junta da Glória do Ribatejo, João Batista de Oliveira.
É admissível que o partido não deixe de considerar outras soluções, entre elas, os nomes dos candidatos apresentados às eleições de 1997 e 2001 e até um ou outro destacado militante socialista com assento na Comissão Política concelhia.
A escolha da direcção política do PS poderá não ser coincidente com o nome do candidato às próximas eleições pois, como em todas as outras candidaturas, é preciso ter sempre em conta a disponibilidade e a vontade dos "escolhidos" para eventualmente exercerem o cargo...

Ficaria surpreendido se a esmagadora maioria das hipóteses que aqui levantei não fossem as escolhidas. Vamos continuar a acompanhar este processo, mesmo sabendo que isso desagrada a alguns, o BE já o manifestou publicamente [ver post de 30-11-2012]

10 comentários:

  1. Há tambem quem diga que o Senhor se não for pelo PS que avança com uma lista Independente, e faz todo sentido tendo em conta o trabalho de oposição feito nestes quatro anos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu contributo... não considerei na reflexão acima, ao contrário do que sucedeu em apreciação anterior (já lá vão uns meses), a possibilidade de surgir(em) candidatura(s) independente(s). Elas poderão resultar de divisões internas no seio do BE, do PS e do PSD, neste último caso em face de um processo atribulado de substituição de liderança, que foi tornado público por um dos protagonistas envolvido.
      No meu caso particular - e não me esquivo à sua pergunta - é muito mais provável que apoie uma candidatura do PS - integrando-a ou não - do que lidere uma candidatura independente. É que o concelho necessita urgentemente de um projecto e de políticas de desenvolvimento aos mais variados níveis (económico, cultural, educacional, equipamentos,etc) e quanto mais forem as candidaturas alternativas ao BE, mais provável é que tudo fique na mesma. E isso não seria bom!

      Eliminar
  2. É admissível que o partido(PS) não deixe de considerar outras soluções, entre elas, os nomes dos candidatos apresentados às eleições de 1997 e 2001 e até um ou outro destacado militante socialista com assento na Comissão Política concelhia.

    Já aqui foi manifestada por diversas vezes essa opinião, nalguns comentarios, continuo a reafirmar que embora o senhor seja um independente eleito pelo PS, seria o candidato adequado tendo em conta a forma civilizada, assertiva e transparente como tem desempenhado o seu papel. Para todos os efeitos entrelinhas percebe-se que não deverá ser essa a opção... cá estaremos para registar.

    ResponderEliminar
  3. Em resposta a um comentário anónimo que reclama um post que aqui esteve por alguns minutos, dizer-lhe que no tempo devido ele ressurgirá :)

    ResponderEliminar
  4. Bom dia, meu caro,
    Como tenho no PC a Google Desktop Bar e acompanho o seu blog, ficou registado essa entrada, espero que essa antecipação não seja um mau preságio para a data em questão.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) perceberá pelo conteúdo do post quão estou convicto de que não foi!... Abraço

      Eliminar
  5. O PS AINDA SEM CANDIDATO?
    O SENHOR AINDA NÃO SABE O QUE FAZER OU QUE FARAM DE SI?
    PORQUE AI O PRESIDENTE DA JUNTA DA GLÓRIA DO RIBATEJO? E NÃO A DE MARINHAIS?
    SE A QUESTÃO TODA GENTE SABE É ENTRE SI E O ANTÃO?
    ESTÁ A QUERER DIVIDIR PARA REINAR?

    SÓ MAIS UMA, E O DRº MADELINO? VISTO OS PESOS PESADOS DO PS ESTAREM TODOS DISPONIVEIS, POIS OS CARGOS POLITICOS QUE OCUPAVAM SÃO AGORA PSD. EM SANTAREM JA SE AVANÇOU COM A IDALIA MONIZ.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O seu comentário é assaz curioso, amigo anónimo. Invoca o nome do Dr. Madelino como potativo candidato a candidato. Eu já o tinha feito no texto do post quando refiro que ainda é uma das soluções possível o candidato apresentado pelo PS em 2001, precisamente o Dr. Madelino.
      Já em 2009 (e provavelmente em anos anteriores também) o processo de escolha do PS foi um dos mais transparentes. A sua Comissão Política votou entre duas possibilidades, endereçou o convite, este foi aceite e a candidatura avançou. Isto é um processo que revela democracia interna e foi tornado público. Em 2013 não vejo razões para que não volte a ser a Comissão Política a decidir e a fazer os convites que entender. Creio que este modelo tem razões para ser elogiado e não criticado.
      Perdoar-me-á mas quem fez a análise fui eu, e por isso ela só me compromete a mim. Reconheço, como defende, que a Presidente Fátima (JF de Marinhais) tem feito tudo o que está ao seu alcance para dar a melhor resposta possível - num contexto financeiro tremendamente desfavorável - mas creio que neste momento, até pela maior experiência acumulada, é o Presidente João Batista Oliveira (JF Glória do Ribatejo)que entre os Presidentes de Junta socialistas poderá "levar vantagem".
      A insinuação de que quero dividir é absurda. Eu sou um autarca independente eleito em listas do PS. Não tomo parte em nenhum processo de decisão do órgão político, não defino quais e quantos são os candidatos, não me será perguntado quem prefiro, desconheço os "timings" em que isso sucederá, por isso a sua observação é infundada.

      Eliminar
    2. Conheço muito bem o Presidente de Junta da Glória do Ribatejo, uma pessoa determinada, responsável, e capaz de qualquer cargo que lhe seja atribuido,um homem cauteloso, calculista,como toda a gente em que uns gostam e outros não, mas quem o conhece como eu, é uma pessoa com um sentido de humanidade enorme, amigo do seu amigo sempre disponivel para ajudar, para mim seria o meu eleito, mas não sei se ele não está cansado dos socialistas, de algum mal que lhe têm feito, porque quem convive com ele sabe que ele não tem partido nem religião, simplesmente defende a vida e a dignidade, granda JOÂO. Reflete bem amigo

      Eliminar
  6. O proximo ano de eleições vai ser bonito vai. O povo anda farto de politiquices, crises, desemprego, corrupção, injustiças, falsas promessas, etcetera etcetera! Eu curioso para ver quais são os trunfos que vão usar e que tipo de propaganda vão praticar para enganar as pessoas. Estou certo que muita coisa vai mudar! O povo não se vai deixar enganar,espero!

    ResponderEliminar