segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

JUNTO À VALA REAL [para mais tarde recordar!...]


Na tarde do dia 12 de Dezembro de 2012 resolvi passar pelo Cais da Vala, em Salvaterra de Magos, e registar em apontamentos fotográficos o dia-a-dia e as experiências de vida que ali se juntm.


Na foto acima Alfredo Jesus Botas (pescador), na companhia de Edgar Reis (de pé), preparando as artes da pesca, junto ao cais de acesso à Vala Real.

António Charana Rabita
Manuel Mirão

Nestas fotos António Charana Rabita e Manuel Mirão (pescadores) preparam junto à Vala Real (afluente do Rio Tejo) as redes para a pesca à lampreia, cuja faina se inicia no mês de Janeiro.


Incluo nesta pequena reportagem os dois irmãos Mirão. Manuel (à direita, de que já falámos) e Joaquim Mirão (à esquerda). Este último reparava chalavares, utensílios de pesca que são usados para lavar, transportar e conservar o peixe.


Enquanto isso, alguns jovens treinavam e andavam de canoa, vários outros salvaterrenses aproveitavam a tarde dessa 4ª feira para conviverem e jogarem dominó (dominó belga). A todos um bem hajam pela permissão das fotos.

2 comentários:

  1. Parabéns pela recolha fotografica sobre os avieiros do cais da vala, digna de figurar no museu do rio, esse museu que esta morto e votado ao abandono e sem rumo, num espaço também ele votado ao abandono.

    ResponderEliminar
  2. E a malta que está a jogar uma suecáda?? Temos é que fazer um telheiro para esta gente poder praticar tão nobre desporto e até quem sabe seguindo a Politica destes BE(s) constituir uma Associação Desportiva de SUECA de Salvaterra de Magos.. Criava-se mais cargos Dirigentes que em momento de eleições são importantes ocupar com malta da Nossa Cor. LOOOOOOOOOOOLLLLLL

    ResponderEliminar