sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

HISTÓRIA BREVE DA UNIÃO DAS FREGUESIAS DE SALVATERRA DE MAGOS E DOS FOROS DE SALVATERRA


Na última Assembleia de Freguesia dos Foros de Salvaterra os deputados de freguesia socialistas fizeram uma intervenção sobre a história recente da freguesia que, pela sua importância e acuidade, se transcreve de seguida. Nela é posta a nu a infeliz acção da Presidente de Junta dos Foros de Salvaterra e dos deputados municipais do BE que acabou por "condenar" - sem permitir uma votação na Assembleia Municipal - os Foros de Salvaterra a ficar sem a sede da nova união de freguesias que a maioria PSD/CDS impôs na Assembleia da República.

"Tudo indica que se aproximam os últimos dias da nossa freguesia enquanto freguesia autónoma de Salvaterra de Magos. Aqui chegados, não podemos deixar de sentir uma tremenda revolta.
  1. Revolta contra a Lei 22/2012 porque obriga uma freguesia com características rurais, como é os Foros de Salvaterra, uma freguesia com povoado disperso e com 5.000 habitantes a ter de se unir a outra freguesia com um pouco mais de 5.000 habitantes, ficando a nova freguesia com quase metade da população de todo o concelho.
  2. Revolta porque nem a maioria PSD/CDS, nem o Presidente da República, foram sensíveis ao conjunto de argumentos que os autarcas socialistas deste concelho invocaram, denunciando que aquela Lei não era equitativa, pois em Salvaterra de Magos uma freguesia como a nossa tem de se unir a outra, enquanto nos concelhos vizinhos se mantém freguesias com algumas centenas de habitantes e que ficam também em espaço rural.
  3. Revolta, muita revolta, porque os autarcas do BE não deixaram e a nossa Presidente da Junta não soube defender os interesses da nossa freguesia e desrespeitou a decisão que aqui todos tomámos, em conjunto, sem "partidarites" ou politiquices. Vamos lá ver então:

  • Reunimos, escrevemos uma carta, pedimos à Assembleia Municipal que decidisse manter aqui a sede da nova freguesia e confiámos na Srª Presidente da Junta para a entregar e para a fazer discutir e votar.
  • A carta foi entregue, os deputados municipais do PS disseram que era sua vontade fazer uma votação para decidir se a sede da nova freguesia ficava nos Foros ou em Salvaterra, lembrando que Salvaterra já tem a Câmara Municipal. De seguida os deputados do PSD disseram também que queriam essa votação e que defendiam que a sede ficasse nos Foros de Salvaterra, tudo parecia bem encaminhado para que assim acontecesse.
  • Depois de aqueles partidos terem dito isto o que fez e disse a nossa Presidente de Junta naquela Assembleia acabou por prejudicar e por condenar a nossa freguesia. Perante aqueles que tinham dado a mão aos Foros de Salvaterra para pelo menos ficar aqui a sede da nova união de freguesias, a Srª Presidente da Junta começou a tratar mal o Presidente da Assembleia Municipal criticando-o por ele levar as decisões da Assembleia para Lisboa, a que está obrigado por lei, criticando o PS, tudo e todos. Tudo isto em vez de defender e de lutar para que se votasse que aqui ficasse a sede, aproveitando a disponibilidade do PS e PSD.
  • A Srª Presidente da Junta dos Foros é a principal responsável por termos perdido a sede da junta para Salvaterra de Magos. A Srª Presidente da Junta esqueceu o que aqui dissemos, esqueceu o que escrevemos à Assembleia Municipal, não quis saber dos avisos que aqui fizemos, onde explicámos que de acordo com a Lei de nada valia defender as 6 freguesias. O que valia a pena era tentar diminuir os prejuízos. Lamentavelmente a Srª Presidente da Junta preferiu gritar junto com os outros deputados do BE que “queremos as 6 freguesias”, esquecendo-se de votar pela sede da freguesia e deixou cair a votação para decidir a mesma.
  • Reparem por favor, a Unidade Técnica tinha chumbado uma proposta do PS para pelo menos ficarmos com 5 freguesias, disse que só podíamos ficar com 4 freguesias e depois a nossa Presidente da Junta e os deputados do Bloco vão para lá pedir para ficarmos com 6 freguesias. Isto não é uma brincadeira. Então se eles não davam 5 como iam dar 6 freguesias?! O gozo saiu-nos caro perdemos a sede por culpa do BE, porque os outros queriam que se votasse.
  • Lamentamos muito dizê-lo mas a Srª Presidente da nossa Junta de Freguesia deixou-se levar pelos camaradas dela, foi ingénua e quem vai pagar isso é o povo dos Foros.
Nos passados dias 6 e 7 deste mês o Parlamento aprovou na generalidade a Lei que vai criar a União das freguesias de Salvaterra de Magos e dos Foros de Salvaterra, com a sede a ir para Salvaterra de Magos. No passado dia 14 já foi decidido, também no Parlamento, que a lei não vai ser revogada, é para manter.
Perante isto, a que devemos somar o abandono a que os Foros de Salvaterra têm sido votados, julgo que temos todos de deixar hoje aqui muito claro se condenamos (ou não) a Srª Presidente da Junta responsabilizando-a - não pela agregação da freguesia porque isso é culpa da Lei e da maioria que suporta o Governo - mas porque a Srª Presidente da Junta ao não cumprir o que aqui decidimos impediu que ficássemos com a sede da nova freguesia, como propuseram o PS e o PSD na Assembleia Municipal de Novembro."

Deixamos naturalmente à apreciação dos leitores deste espaço a avaliação do comportamento político e pessoal dos diversos autarcas envolvidos neste processo.

4 comentários:

  1. A Srª é inexperiente deixou-se enganar pelo RATO J.Nunes que assim ludibriou o POVO dos FOROS DE SALVATERRA. Não é a Srª Rosa quem tem a culpa mas sim aqueles que votam cegamente nos candidatos mais populares em vez de o fazerem nos mais competentes. Deste processo realço ainda a incompreensivel politica do (Des)Governo do Pedro e da Laura que centraliza centros de decisão quando devia nestas circunstancias e por defeito admitir a sede destas Associações de Freguesias naquela que mais longe está da sede de Concelho por forma a permitir um serviço com maior proximidade ás populações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro EA deixe-se de tretas e desculpas, a Sra. Presidente da Junta de Freguesia dos Foros de Salvaterra, não é ingénua nem pateta, ela é crescida e bem crescida, tudo o que fez foi intensional por interesse partidários ou pessoais, por isso há duas coisas a fazer, os eleitos dos foros, devem de marcar uma assembleia extraordinária apresentar uma moção de sensura e solicitar que a Senhora se demita ou a Sra que tenha vergonha e se demita,temos em politica que assumir os erros e pagar por eles ou então as pessoas dos foros merecem o que esta senhora lhes fez.

      Eliminar
    2. Peço desculpa a todos pelo atraso na publicação dos comentários... não publico comentários que vão para além da normal divergência de opiniões. Criticar a capacidade de expressão ou a qualidade ortográfica de outrem não me parece essencial no debate de ideias.

      Eliminar
  2. Estimado MENTALISTA, o que escrevi não são TRETAS e muito menos DESCULPAS, não sou politico não quero desculpar ninguem. Penso que a população dos FOROS é que merece ser censurada por eleger para gerir os seus destinos quem não tem capacidade para essa missão, embora este mal se possa entender ao Concelho e até ao País. A Srª Rosa não é certamente pateta como muito bem afirma, embora no que a Ingenuidade diz respeito já não esteja totalmente de acordo, não entendo é, em que é que demitir a Srª a menos de 1 ano do final do Mandato resolverá o que foi feito.

    ResponderEliminar