terça-feira, 11 de dezembro de 2012

BE DÁ-NOS RAZÃO. RECONHECE FINALMENTE QUE OS FOROS DE SALVATERRA E A VÁRZEA FRESCA ESTÃO ESQUECIDOS.


Este foi o cartaz que a Câmara Municipal deixou cair e que em 2009, em cima das eleições autárquicas, foi colocado nos Foros de Salvaterra prometendo para aquele local o Centro Escolar dos Foros de Salvaterra. Nada foi feito, só propaganda. "Envergonhado" o cartaz tombou.


Esta foto demonstra a inconveniente proximidade entre uma estação de Tratamento de esgotos (ETAR da Várzea Fresca) e a albufeira da Barragem de Magos, para onde o BE prometeu (ou alguns candidatos seus) um conjunto de investimentos na área turística e até uma ponte nova. Nada foi feito. Aliás, o que a Barragem "recebeu" foram maus tratos,  esta ETAR quase em cima da água e o abate de muitas árvores.


A única freguesia - para além do Granho - onde a Câmara Municipal não construiu um pavilhão desportivo, não colocou um relvado sintético apto aos jovens praticarem futebol de 7 e/ou futebol de 11, nem uns campos de Ténis. A área envolvente à futura Zona Desportiva da povoação não tem arruamentos pavimentados, não dispõe de passeios, nem de estacionamentos. Nada foi feito.


Na governação socialista da Câmara Municipal foram adquiridos e construídos edifícios para os postos de saúde em Marinhais, na Glória do Ribatejo, no Granho e em Muge - os dois últimos continuam infelizmente encerrados - e disponibilizou-se terreno, com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia para construir um Centro de Saúde em Salvaterra de Magos. Esses mandatos liderados pelo PS deixaram, ainda que em instalações provisórias, o posto de saúde dos Foros de Salvaterra a funcionar. Dezasseis anos depois a Câmara Municipal não o construiu e há mais de um ano que o Ministério da Saúde tem a obra adjudicada a uma empresa que aguarda pela resolução de burocracias por parte da autarquia. Na última reunião da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos fomos informados de que o Ministério da Saúde iria, a curto prazo, avançar com a construção desta unidade de saúde.Já não era sem tempo!...


Na zona central da povoação o abandono a que esta está votado é de algum modo ilustrado por esta foto. Escasseiam as zonas verdes, não há passeios, as redes de esgotos instaladas há 10 anos continuam por funcionar. A Câmara nunca quis saber da recolha dos esgotos das pessoas quis apenas ganhar eleições e para isso precisou só de fazer uns alcatroamentos. Felizmente a empresa intermunicipal Águas do Ribatejo está a tentar suprir essa falha. Sinal deste abandono é também a falta de cuidado que caracteriza década e meia de governação do BE no que diz respeito à conservação e manutenção da rede viária mais antiga, construída em mandatos autárquicos anteriores a esta gestão.


Os Foros de Salvaterra dispõem de um nó de acesso à A13 que, por sua vez, liga o concelho à A1, à A2, à A6 e à A10 e não têm qualquer Área Empresarial que permita tirar partido da sua localização. Muge já dispõe de uma Área Industrial semi-preenchida, onde ainda existem vários lotes de terreno sem qualquer utilização. O que fez esta gestão BE que pediu um empréstimo bancário para pagar 1.100.000,00 € por um terreno industrial?! Com esse dinheiro comprou (apenas) uma parcela com 10 ha?! E foi adquiri-la em Muge, a 25 Km daquele nó do auto-estrada?! E comprou-a para nada nela fazer?! E teve a "ousadia" de anunciar em campanha eleitoral que ali ia nascer a "nova zona industrial do concelho"! Um enorme erro. Só propaganda.
Muito mais podíamos dizer sobre o esquecimento a que estão votadas as freguesias, numa gestão que alia inexperiência e muito cansaço, que está esgotada e sem iniciativa, mas desta vez são a Junta de Freguesia dos Foros de Salvaterra (BE) e a Assembleia de Freguesia dos Foros de Salvaterra (de maioria BE) que reconhecem a justeza das nossas críticas e que as evidenciam em carta que dirigiram à última Assembleia Municipal, de que aqui deixamos um pequeno excerto. Chegaram tarde, mas fica reconhecida publicamente a impotência que estes autarcas sentem para fazer algo pelas pessoas.

2 comentários:

  1. Esclareça por favor se a petição dos Foros para ser Sede da Associação de Freguesias não vem já demasiado tarde. Parece-me ter lido algures que a Srª Presidente da Junta dos Foros foi "ludibriada" pelos seus companheiros de Partido e que, no momento em deveria ter formalizado este pedido, preocupou-se com questões marginais que a desviaram deste assunto, o Sr João Nunes (de forma inteligente diga-se)apelou para a necessidade de consultar o seu elenco, tendo obtido como resultado o facto de a Sede ficar na Freguesia de Salvaterra de Magos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há nenhuma petição "a decorrer" para que a sede da nova união de freguesias (Salvaterra e Foros) fique nos Foros. A oportunidade de o conseguir neste mandato perdeu-se quando a Srª Presidente da Junta não aproveitou a disponibilidade dos autarcas PS e PSD na última Assembleia Municipal para votar e escolher.
      O que ainda está na Assembleia da República é que na próxima 6ª feira de manhã vão ser discutidas petições apresentadas pelo nosso concelho e por outros apelando a que a lei não avance, é uma mera manifestação de vontade, que ficará registada, mas que não tem consequências práticas. Ainda por cima depois de a maioria PSD/CDS ter deixado tão claro que a Lei 22/2012 é para aplicar, pois na passada 6ª feira aprovou na generalidade o projecto de Lei que vai determinar a união de freguesias. Na mesma manhã serão votadas propostas que sugerem a revogação da lei, é a última esperança, mas não acredito que a maioria o permita, infelizmente.
      De tudo isto resulta que a Srª Presidente da Junta dos Foros não foi cautelosa, não acolheu as propostas dos deputados que queriam votar a localização da sede, preferiu enveredar/acreditar que a luta pelas 6 freguesias era "o caminho". Pura ilusão, acabou por prejudicar os Foros de Salvaterra. Há momentos na vida em que o óptimo é inimigo do bom e este foi um desses momentos. Lamentavelmente confiou em quem não devia!

      Eliminar