sexta-feira, 29 de junho de 2012

PATRIMÓNIO CULTURAL E IMATERIAL MUNICIPAL


Na última reunião da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos foi decidido - com a abstenção do vereador Luís Gomes (BE) - seguindo a recomendação aprovada, também com uma abstenção, pela Assembleia Municipal do passado dia 14 de Junho, considerar a tauromaquia como património cultural imaterial do município de Salvaterra de Magos. A este propósito reproduz-se, seguidamente, a intervenção do vereador socialista Helder Esménio.

"É clara a posição dos autarcas socialistas no que diz respeito a considerar a tauromaquia como patrimóni0o cultural imaterial de interesse municipal, pois já na última Assembleia Municipal os deputados municipais socialistas sugeriram e votaram unanimemente esta ideia.
Sabemos bem da controvérsia que o tema gera entre movimentos pró e contra a tauromaquia, mas para nós a tauromaquia é inequivocamente património cultural. Lemos algures que património não é uma ciência, mas antes um termo dado ao contexto de abordagem de um conjunto de ciências sociais e humanas que estudam, valorizam e divulgam a manifestação humana passada (e presente, em muitos casos), como também a identidade de um povo. Esta identidade material e imaterial que realça a cultura de um povo denomina-se por património cultural.
Neste enquadramento a Secção de Municípios com Actividade Taurina da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) propôs uma declaração da tauromaquia como património cultural imaterial de interesse municipal que no essencial refere:
A tauromaquia, nas suas diversas manifestações, engloba um conjunto de tradições e expressões orais, de artes do espectáculo, de práticas sociais, rituais e eventos festivos e de conhecimentos e práticas relacionadas com a natureza que se encontram, desde há séculos, presentes e vividas no município”.
Votarei assim a favor da proposta de reconhecer e declarar a tauromaquia património cultural imaterial do Município de Salvaterra de Magos."


NOTÍCIA DISPONÍVEL EM

4 comentários:

  1. Fico bastante entusiasmado com esta decisão, pois o oncelho que tem um toiro no brasão, cujas gentes são apaixonads pela tauromaquia está ainda entre aqueles que não reconhecem a tauromaquia como património cultural e imaterial das suas gentes. Para se notar que Vila Franca de Xira foi o primeiro de entre todos a fazê-lo.
    Para terminar, só de lamentar a posição de abstenção do Sr. Vereador Luís Gomes, que após votação ainda referiu que iria entregar uma declaração de voto na próxima sessão, alegando que a sua posição assenta meramente em convicções pessoais. Mas aquele Sr. está-se a representar a si, ao BE ou às pessoas que votaram no BE. Que eu saiba ninguém votou naquele Sr. para se ir representar a si próprio em sessões de Câmara, mas sim votaram num grupo de pessoas, para que fossem representá-las na autarquia, e esse senhor não pode, não tem o direito de numa votação dizer que vota por convicção pessoal, pois ele está a representar as pessoas e não a ele mesmo.
    AS

    ResponderEliminar
  2. Fica a reflexão: Se o ser humano não respeita o animal, porque à de respetiar-se a ele próprio?

    ResponderEliminar
  3. Realmente, esse Sr. Vereador,do BE nunca se peocupou com causas do nosso Concelho, ele nem é de cá.Ele a trabalhar para créditos em prol dele no Bloco de Esquerda, para subir na hieraquia, mas há parolos que acreditam nestas pessoas.Tenham pena!!!!

    ResponderEliminar
  4. Foi colocado pelo Partido
    Abandone o Concelho
    Não sei porque não foi defender o animal (lá dentro)nas festas do Fural

    ResponderEliminar