domingo, 3 de junho de 2012

ILUMINAR SEM LUZ ELÉCTRICA


Nos locais mais desfavorecidos do planeta vai sendo cada vez mais possível iluminar as habitações mesmo quando não há luz eléctrica. Estamos, como a notícia abaixo evidencia, no domínio do aproveitamento das energias renováveis, no caso a solar.


A inexistência de luz elétrica na maioria dos lares dos países em desenvolvimento é um constrangimento sério à qualidade de vida das populações de nações em continentes como a África, constituindo um problema social.
A pensar no bem-estar de mais de 1,6 mil milhões de pessoas que vivem privadas de um serviço considerado “básico” nas nações desenvolvidas, foram já criadas diferentes tecnologias solares que têm como substituir a luz elétrica, como é o caso dos candeeiros D.light ou Nomad Solar Lamp ou lanterna LuminAID.
No Fórum Mundial Económico sobre África, que teve lugar em Addis Ababa (Etiópia) entre 9 e 11 de maio, foi apresentado mais um exemplo de como as energias renováveis podem substituir a luz elétrica nos lares desfavorecidos dos países menos desenvolvidos.


O Little Sun é uma pequena lanterna em forma de sol que dá 5 horas de luz, usando lâmpadas LED, após um período de carregamento de 4 horas, em que um módulo solar mono-cristalino quadrado com 6 cm de lado capta a energia solar.
Este “pequeno sol” é portátil e pode ser usado como candeeiro suspenso ou como candeeiro “de secretária”, tendo uma vida útil de 3 anos, afirmam os seus criadores, uma dupla formada por um artista e um engenheiro islandeses.


Fonte: www.gizmag.com

Sem comentários:

Enviar um comentário