sábado, 23 de junho de 2012

FUTURO DO PLANETA ESTÁ AMEAÇADO


Continuamos a publicar neste espaço artigos que nos vão dando conta da situação de “morte lenta” que nós, os humanos, estamos a causar ao planeta Terra. O problema é que só temos este local para viver!...
Todos podemos – e devemos – contribuir para melhorar a situação no nosso dia-a-dia e já aqui deixámos diversos exemplos de como o podemos fazer, separando e tratando os lixos e os resíduos, diminuindo os consumos energéticos, utilizando de modo racional a água, entre outros. Mas tudo isto pode ser comprometido se os governos das diferentes nações não se envolverem colectivamente num esforço de busca da sustentabilidade.


O documento Geo-5 da PNUMA pede uma transformação no rumo da humanidade, de forma a evitar o desastre para o qual o futuro parece apontar. Ao mesmo tempo, a organização responsabiliza, em parte, os governos pela passividade em resolver a questão.
"Se as estruturas atuais de produção e consumo dos recursos naturais se mantêm desta forma e não se fizer nada para inverter a tendência, os governos deverão assumir a responsabilidade de um nível de deterioração e de impacto sem precedentes no meio ambiente", advertiu o chefe do PNUMA, Achim Steiner.
O documento foi publicado 20 anos depois da histórica Cimeira da Terra, realizada no Rio de Janeiro em 1992.
Segundo dados da ONU, a procura global de alimentos terá aumentado cerca de 50% em 2030, a de água 30%, e a de energia à volta de 45%, ao mesmo tempo que o aquecimento global e a pobreza.
Padrões de consumo não sustentáveis
Desde 1950, a população mundial duplicou tendo chegando a sete mil milhões de habitantes. Em 2050, esse número chegará aos 9,5 mil milhões. Perante esta realidade, a PNUMA considera necessário incentivar um desenvolvimento sustentável, que satisfaça as necessidades dos que habitam o planeta sem comprometer a sobrevivência das gerações futuras.
O crescimento demográfico e económico de algumas economias, como a chinesa, "estão a levar os sistemas do meio ambiente a limites desestabilizadores", afirma o documento. Além disso, considera que os padrões atuais de consumo, sobretudo no Ocidente, não são sustentáveis.
O relatório adverte ainda que apenas quatro das 90 metas definidas pelos Estados membros da ONU como prioritárias para proteger o meio ambiente registaram avanços significativos. Uma delas é o acesso à água potável pelos mais pobres, que não chegará a 600 milhões de pessoas mesmo em 2015, além dos 2,5 mil milhões que não terão saneamento.
Promover economia verde
Entre as melhorias significativas dos últimos 20 anos estão também a eliminação da produção e do uso de substâncias que agridem a camada de ozono, avanço que evitará milhões de casos de cancro de pele e cataratas até 2100. Houve também registo de progressos nas pesquisas para reduzir a contaminação dos mares, que continua, no entanto, a ser dramática e a provocar, por exemplo, uma grave deterioração das barreiras de coral.
O relatório aponta pequenos progressos em 40 objetivos ambientais da ONU, por exemplo, no aumento de áreas protegidas, como parques nacionais, e uma redução da desflorestação como no caso da floresta Amazónia. A uma escala global, a emissão de gases poderá duplicar nos próximos 50 anos, o que causaria uma subida da temperatura média de pelo menos três graus de hoje até o fim do século, lamenta o PNUMA.
Um total de 24 objetivos não registaram nenhum progresso nem retrocesso nas últimas duas décadas. A organização ilustra a urgência em promover uma transição radical em direção a uma economia verde, que permita reduzir as emissões de carbono, proteger os recursos naturais e gerir os empregos, insistiu o chefe do PNUMA.
Precedida por uma série de reuniões e encontros informais, a Rio+20, que começa na próxima quarta-feira, 13 de junho, vai reunir cerca de 50 mil especialistas, representantes governamentais, empresários e ativistas, para discutir o futuro do planeta. A economia verde, como marco de um desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, vão estar no centro conferência, cujos debates mais importantes decorrem entre 20 e 22 de junho, com a realização da cimeira da ONU e a presença de líderes políticos.

(Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico)

Sem comentários:

Enviar um comentário