domingo, 10 de junho de 2012

DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS


O Presidente da República nomeou a 16 de Abril de 2012, por despacho, o reitor da Universidade de Lisboa, Prof. Doutor António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa, como Presidente da Comissão Organizadora das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que este ano decorrerão em Lisboa.


A celebração do dia 10 de Junho nasceu com a República quando Lisboa escolheu para feriado municipal essa data em honra de Luís Vaz de Camões. O poeta representava o génio da pátria, representava Portugal na sua dimensão mais esplendorosa e mais genial e era este o significado que os republicanos atribuíam ao 10 de Junho.


Mas foi no Estado Novo, regime ditatorial instituído em Portugal em 1933, que o dia 10 de Junho passou a feriado nacional. Na altura também designado por Dia da Raça, a raça portuguesa, é um tributo à data do falecimento de Luís de Camões, em 1580, é utilizada para relembrar os feitos passados do povo lusitano e também os milhões de Portugueses que vivem fora do seu país natal. Foi a partir de 1978 que o dia 10 de Junho assumiu a denominação que hoje apresenta. 



HINO NACIONAL

Alfredo Keil escreveu a música, Henrique Lopes de Mendonça a letra e a partir de 1911 foi oficializado o hino nacional: “A Portuguesa”.


Em 1957 foram retiradas da música original duas partes, que seguidamente se reproduzem, pois o hino era muito extenso e de difícil memorização.

Sem comentários:

Enviar um comentário