domingo, 3 de junho de 2012

INVESTIR EM SANEAMENTO NO CONCELHO

(ETAR de Salvaterra de Magos)

A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo tornou público recentemente - na sua página em http://www.aguasdoribatejo.com/ - o conjunto de investimentos que foram, estão e vão ser feitos no concelho de Salvaterra de Magos os quais, naturalmente, só são possíveis pelo apoio dos fundos da União Europeia, verbas que são complementadas com empréstimos bancários cujos encargos vão sendo reflectidos no tarifário que a empresa pratica.
No conjunto de investimentos (7,5 milhões de euros) realizado pela empresa incluem-se 55 Km de condutas (muitos deles no Granho) e sete ETAR's, quatro delas novas (Foros de Salvaterra, Glória do Ribatejo, Várzea Fresca e Granho) e as outras três (Salvaterra de Magos, Marinhais e Muge) foram remodeladas.


Em 2015, quando terminar o recurso às verbas da UE, a empresa terá investido no concelho 15 milhões de euros, estando a decorrer, como já referimos neste espaço, uma 1ª fase de ampliação da rede de saneamento dos Foros de Salvaterra, a que se seguirá a extensão dessa rede para as Sesmarias e o Estanqueiro. Também Marinhais verá ampliada a sua rede de esgotos e ligadas as redes que se encontram colocadas há vários anos sem poderem receber os efluentes domésticos das habitações.
Prevê a empresa que depois deste conjunto de investimentos o concelho ficará coberto a 90% por redes de saneamento, percentagem que me parece algo excessiva para a realidade expectável, mas na altura avaliaremos com mais rigor a sua correcção.
Será finalmente este o salto qualitativo que o concelho já exigia há muitos anos, e que a actual maioria BE nem sempre considerando prioritário e foi muitas vezes adiando. Lembramos que os maiores investimentos feitos no concelho em esgotos são os concretizados por esta empresa e os que gestões socialistas desta autarquia fizeram em Salvaterra de Magos, Muge, Glória do Ribatejo e Marinhais durante anos a fio.

Sem comentários:

Enviar um comentário