terça-feira, 28 de agosto de 2012

“POUPAR” 0,5% DO PIB PORTUGUÊS ?!...


Sabemos todos bem quanto têm falhado as estimativas governamentais para arrecadar impostos, para prever os números do desemprego, para avaliar a real situação económica do País. Depois de tantos sacrifícios ver “deslizar” (de novo) o défice público não é seguramente uma boa notícia e muito menos um indicador de sucesso!...
Afirmar ou tentar justificar a publicação da Lei 22/2012 - que determina as condições para as agregações de freguesias – com a possibilidade de o Orçamento do Estado vir a poupar anualmente 10 milhões (ou 6,5 milhões de euros, como diz a ANAFRE) é uma falácia.
Primeiro porque isso só pode ser verificado depois de se saber ao certo que uniões de freguesias acontecerão. Segundo porque dessas uniões vão resultar freguesias de maiores dimensões e isso, aliado às prometidas novas competências para as freguesias, vai obrigar a que passemos a ter mais presidentes de junta de freguesia a tempo inteiro ou a tempo parcial, naturalmente, com maiores custos para o erário público, o que não pode estar contabilizado neste cálculo governamental, pois  é uma decisão que só pode ser tomada pelas “novas” Assembleias de Freguesia. Depois porque o estudo não coloca no outro prato da avaliação o que se perde em afastarmos os autarcas das populações, não contabiliza a perda de eficácia do serviço público que lhes é prestado e nem sequer entra em linha de conta com os gastos acrescidos que o País tem com o tempo perdido pelas populações e o consumo de combustíveis a que estão obrigadas para deslocações até à sede da nova freguesia, quando antes a tinham muito mais próxima das suas habitações.
Este caminho não é o que teríamos defendido. Os critérios consignados na lei não tratam de forma igual o que é igual. Há freguesias com centenas e milhares de habitantes que vão acabar por ter de se unir, enquanto em concelhos vizinhos isso não sucede! Uma poupança como esta, de tão pequena expressão, não justifica o dano que vai causar nas populações. É o património histórico, os usos e os costumes, são até valores de representação democrática e de confiabilidade nas instituições do Estado que são postas em causa pelas populações afectadas, ainda mais numa altura tão difícil em que o papel das autarquias e a proximidade dos autarcas ajuda a minimizar prejuízos, frustrações e incompreensões.
A maioria PSD/CDS tenta com este tipo de notícias – que seguidamente publicamos – fundamentar a decisão (infeliz) que tomou, mas creio bem que teria sido preferível tentar poupar essa verba – se isso fosse absolutamente necessário - transferindo para as câmaras municipais e destas, por delegação, para as juntas de freguesia - aproveitando os equipamentos, as instalações e os funcionários das autarquias - mais alguns serviços/competências da administração regional e central e dessa forma obter poupanças na gestão da coisa pública ao nível do OE. Esta solução já começou a ser “testada” com resultados positivos, pois já há algumas sedes das juntas de freguesia que começam a ser pequenos balcões de atendimento aos cidadãos em áreas como serviços de correios, de segurança social, de apoio aos desempregados, entre outros.


O Governo estima obter com a fusão das autarquias uma poupança de 10 milhões de euros ao ano, um valor acima dos 6,5 milhões de euros que foi apontado pela associação que representa aquelas entidades autárquicas. A estimativa do Governo, a que o Diário Económico teve acesso, diz respeito a uma poupança directa, já que são esperadas maiores poupanças com a racionalização de meios que o Executivo acredita derivar da redução, por agregação, do número de autarquias em mais de mil - passam de 4.295 para 3.266.
Quem contesta esta estimativa é a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE). "A poupança directa pode andar pelos 6,5 milhões, nunca 10 milhões, mas se o Governo contabilizar o impacto que terá a eliminação de serviços, esta reforma trará prejuízos e não poupança", reagiu ao Diário Económico o presidente da associação, Armando Vieira, que tem exigido ao Governo a transferência de competências dos municípios para as freguesias.
O Ministério dos Assuntos Parlamentares, que tutela a Administração Local e que está a dirigir a reforma administrativa, já concluiu a definição dessas novas competências para reforçar o papel das freguesias.

5 comentários:

  1. Boa tarde
    Já enviaram para "Lisboa" a deliberação tomada na Assembleia Municipal?!

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde. Vão ser, creio, os serviços camarários que apoiam a Assembleia Municipal (AM) a remeter a documentação que for necessária para a Assembleia da República.
    Há ainda alguns passos a dar que, no essencial, se prendem com a redacção final da pronúncia da AM e, por outro lado, com a possibilidade que - em face daquela deliberação da AM - a Assembleia de Freguesia do Granho passou a ter de escolher a freguesia com a qual prefere unir-se - Muge, Marinhais ou Glória do Ribatejo, formando com uma delas a nova freguesia. Se não houver qualquer decisão da AF ou da AM, o Granho vai por imposição da malfadada Lei 22/2012 unir-se com a freguesia de Muge.
    Entretanto os autarcas socialistas já sugeriram ao Sr. Presidente da Assembleia Municipal que envie a documentação (coligida e a reunir) o mais próximo possível do final do prazo legal, para que o nosso concelho não deixe de beneficiar de qualquer alteração ou "travagem" da aplicação daquele normativo legal. É o que sei de momento.

    ResponderEliminar
  3. Tanta pressa para a AM se pronunciar e agora tanta espera pelo fim do prazo?

    ResponderEliminar
  4. A Assembleia Municipal tomou uma decisão política que depois tem de ser operacionalizada. Entretanto já as Assembleias de Freguesia de Foros de Salvaterra e da Glória do Ribatejo aprovaram unanimemente esta estratégia. A Assembleia de Freguesia do Granho vai ter de decidir se quer ou não pronunciar-se, como referi no comentário anterior. Estes são os tempos que as deliberações demoram. A decisão da AM definiu um caminho político que visa minimizar o impacto sobre as nossas freguesias de uma lei injusta. A AM, estou convicto, vai cumprir o prazo máximo que a lei permita. Obrigado pelo seu alerta.

    ResponderEliminar
  5. Há que referir o recente cartaz do BE, não fazem nada para combater a lei, esclarecer as populações mobiliza-las a lutar, mas marcam posição com cartazes, "um por todos, todos por um". Depois é o que é, presidentes da junta ps pa um lado be para o outro, pronuncias de AM num sentido em AF noutro

    ResponderEliminar