segunda-feira, 27 de agosto de 2012

BREVE OLHAR ÀS FESTAS DA GLÓRIA


Decorrem desde a passada 6ª feira - e terminam hoje - na Glória do Ribatejo, as Festas em Honra de Nossa Senhora da Glória, edição de 2012.


Os festejos decorrem, não raras vezes em simultâneo, em três palcos e até no coreto. Este último e o palco principal junto à igreja, o palco jovem no Poço da Roda e o palco típico (Chaparrão) junto ao ribeiro da Glória do Ribatejo.


O Rancho Folclórico "As Janeiras" de Glória do Ribatejo, antes do Desfile pelas ruas da vila, e que actuaria em primeiro lugar na noite do primeiro dia. Seguiu-se-lhe, no palco principal, o Rancho Folclórico Danças e Cantares de Vale do Paraíso. A noite de folclore terminou com a actuação do Rancho Folclórico da Casa do Povo da Glória do Ribatejo.


Em alternativa ao palco principal os mais jovens (e não só) podem optar pelo palco do Poço da Roda, onde os DJ's e os concertos - com "Ar de Rock", "The Pi______", "ARSHA", "Na Cê D'Zer Ist" e "R12"  - preenchem a programação.


Os bailes começam no Chaparrão. Junto a este palco fica o restaurante da Comissão de Festas (foto seguinte), onde podem ser encontrados alguns dos pratos mais típicos desta vila ribatejana. A gastronomia, os comes e os bebes são assumidos pelas tasquinhas que as associações e os comerciantes locais disponibilizam nas ruas onde ocorrem as Festas.


 Na tarde do passado sábado centenas de pessoas, apesar do calor, assistiram à cerimónia do hastear da bandeira, onde também estiveram os Escuteiros da Glória do Ribatejo e os Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos.


A animação musical, nessa atrde, esteve entregue à Banda Marcial de Almeirim e à sua Orquestra Ligeira. Passaram (ou passarão) ainda pelo recinto das Festas em Honra de Nossa Senhora da Glória a Sociedade Instrução Coruchense e a Banda Filarmónica de Muge.


Como já noticiámos neste espaço está ainda patente no Museu da Glória do Ribatejo uma exposição subordinada ao tema "O trabalho de farnel aviado", para o sucesso da qual foi certamente determinante o empréstimo, pela população da Glória do Ribatejo, de peças, utensílios e fotografias que a Associação para a Defesa do Património Etnográfico e Cultural recolheu, tratou e expõe.


Terminamos este post com a programação deste último dia das Festas de verão, por isso não podemos deixar de saudar esta Comissão de Festas e todas as outras que garantiram eventos semelhantes em Salvaterra de Magos, Foros de Salvaterra, Granho, Marinhais e Muge. Obrigado a todos os que integraram essas Comissões e aos que puderam ajudar.

Sem comentários:

Enviar um comentário