sábado, 25 de agosto de 2012

FAZ FRIO EM MARTE


Vamos ter durante largos meses, espera-se, um conjunto de informações e imagens sobre Marte que vai enriquecer muito os conhecimentos que temos dele – tipo de solos, presença de água, clima, etc
Vai ser interessante perceber, ou percepcionar pelo menos, se um dia será possível criar naquele planeta condições para receber vida terrestre!



As medições da temperatura, pressão e humidade do ambiente estão a cargo da estação meteorológica REMS, um dos instrumentos do robô Curiosity. Para já, sabe-se isto: na cratera Gale, a temperatura vai dos 71 aos 11 graus abaixo de zero, a humidade ronda os 8%, um valor baixo, faz sol, a pressão é um pouco mais alta do que o normal e sopra um vento de noroeste. Estes dados foram apresentados terça-feira pelo responsável da REMS, o espanhol Javier Gómez Elvira, que adiantou ainda que um dos sensores de vento avariou-se, provavelmente, na aterragem em Marte.
Para esta quarta-feira estão marcados os primeiros passos do robô em solo marciano, que deverá movimentar-se três metros para a frente e retroceder quase outro tanto. Segundo o chefe da missão do Curiosity, Mike Watkins, quando terminar a atual fase de verificação de instrumentos, o robô movimentar-se-á por etapas curtas: cerca de 30 metros diários.
Para já, a NASA já comprovou o bom funcionamento do braço de 2,1 metros, com cinco articulações, que serve para recolher amostras do solo e colocá-las nos respetivos instrumentos de análise. Também o laser já deu mostras de estar a funcionar perfeitamente.


Sem comentários:

Enviar um comentário