quinta-feira, 23 de agosto de 2012

CURIOSIDADES DA POLÍTICA LOCAL


Este post é evidentemente – como verão – especulativo, mas o seu conteúdo tem por base factos reais e informações que vamos obtendo, algumas delas badaladas nos bastidores da política local.
Quando ainda falta um ano para as próximas eleições autárquicas algumas das forças partidárias e os seus dirigentes começam já a tratar este tema, a posicionar-se e, nalguns casos, a conflituar.


O caso mais recente é o do PSD local que, com alguma surpresa, “dispensou” o anterior líder e prepara a candidatura à Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, aparentando ser Francisco Naia (Salvaterra de Magos) o nome mais bem colocado para disputar o lugar de candidato à presidência daquela autarquia.
Enquanto isso ganha forma uma lista autárquica do CDS-PP, havendo notícias que dão como provável que ela seja liderada pelo antigo líder do PSD Salvaterra, Luís Melancia (Marinhais). A confirmar-se ou não esta hipótese - e não é de excluir, também, uma candidatura independente - o certo é que isto preocupa autarcas e dirigentes locais do PSD.


As escolhas que a CDU tem feito nos últimos actos eleitorais, tem recaído em autarcas seus, daí que não seja surpreendente que um dos nomes apontados seja o de um dos seus dois deputados municipais Alexandre Fonseca (Glória do Ribatejo). O outro deputado comunista é José Domingos Lobo (Salvaterra de Magos).


No BE os nomes candidatáveis parecem ser João Nunes (presidente de junta em Salvaterra de Magos) e João Abrantes (reformado, ex-vereador e deputado municipal). A coordenadora local BE ainda não terá tomado uma decisão mas é cada vez mais evidente que este último nome é o que está melhor posicionado para liderar uma candidatura que quer vencer. É por isso que não ousa afastar-se ou criticar as ausências da actual liderança camarária ou sequer questionar o modelo de gestão centralista e despótico por ela imposto há década e meia. O apoio em campanha da actual Presidente de Câmara é determinante na sua estratégia!


No PS há pelo menos três nomes (mais) falados para assumir a candidatura a Presidente de Câmara. Já houve outras hipóteses que poderão ser retomadas, mas até lá os autarcas socialistas parecem estar na dianteira. Desde logo repetir o candidato de 2009 o independente Helder Esménio (Salvaterra de Magos), actual vereador na Câmara Municipal. Apostar de novo em Nuno Antão, o candidato socialista em 2005, actualmente deputado municipal (a residir em Marinhais). Escolher antes um dos Presidentes de Junta, de entre os quais (Fátima Gregório – Marinhais, César Diogo - Muge) sobressai o nome de João Batista Oliveira (Glória do ribatejo).
Ainda que nenhuma das forças partidárias o venha a confirmar neste momento, estamos convictos que a maioria dos candidatos a Presidente de Câmara sairá deste leque de nomes. A ver vamos!...

1 comentário:

  1. Olá, também fiquei "curioso"e não acredito na especulação. Depois de tantos anos, ainda os eleitores podem estar esquecidos. Para os desprevenidos e menos atentos, até para os novos eleitores, remete-os para o Posts publicados em 05.12.2007 e 29.03.2009 no blogue "historiadesalvaterra", e se ainda tiverem alguma dúvida, vejam no Link - Património de Salvaterra o video Nº52, do mesmo blogue.
    Cumprimentos
    José Gameiro

    ResponderEliminar